Depois de 31 partidas disputadas e quase 100 gols marcados, o 33º Campeonato Amador de Futebol da Prefeitura de Itupeva, o mais tradicional do município, chega ao fim neste domingo (2). A partir das 9h no estádio Mário Milani (Campão), União Baiano e América (foto em destaque) entram em campo pela última vez em 2018 para decidir quem fica com o título.  

No primeiro confronto, o União Baiano venceu por 2 a 1 e conquistou a vantagem de jogar pelo empate na busca pelo título inédito na primeira divisão, depois de terminar como vice em 2015 e terceiro em 2016.  

Time União Baiano

Já o América, atual vice-campeão, se vencer por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis, enquanto que dois ou mais gols garantem o título que, em caso de vitória, será o quarto (1990, 1992 e 2006) da história do time nesta divisão. 

Mas para chegar à final, ambos tiveram que percorrer um longo caminho no campeonato e que guarda semelhanças entre a campanha de cada um. 

No Grupo B, as duas equipes terminaram a fase de grupos rigorosamente empatadas na segunda posição, com 7 pontos; com duas vitórias, um empate e uma derrota. Embora tivesse menos gols marcados e saldo menor, o América se classificou em segundo, já que levava vantagem no confronto direto, venceu por 2 a 1 a partida. 

Nas quartas de final, o América passou pelo Atlético Novo Horizonte com duas vitórias (1×0 e 2×1). Na semifinal, o confronto foi muito equilibrado com o Sampaio Correa. Empate em 1 a 1 no primeiro jogo e vitória simples por 1 a 0 para ficar com a vaga.  




Já o União Baiano teve um caminho mais curto. O time superou o Schakttar/São José nas quartas (3×1 e 2×2) e conquistou a vaga para a final sem precisar jogar a semifinal, já que na outra ponta da tabela, Fúria Negra e Clube Real Valente foram eliminados pela Comissão Especial Disciplinar Desportiva, por conta de confusão generalizada. 

Mailson Jesus dos Santos, do União Baiano, lidera a artilharia do campeonato, com sete gols. Pelo América, Júlio Cesar Soares e Gilmar Ap. Machado Jr. seguem na disputa, com quatro gols cada.  

A final está marcada para o domingo (2), a partir das 9h, no estádio Mário Milani.