Depois de um ano ausente no Dia do Desafio (a greve dos caminhoneiros que paralisou o país no ano passado obrigou muitas cidades a cancelaram sua participação), Itupeva encara nesta quarta-feira (29), dois grandes desafios: garantir uma participação maior do que seu adversário, a cidade argentina Mercedes; e superar os resultados obtidos em 2017, quando mais de 13 mil pessoas fizeram parte da competição (voltada à prática de exercícios físicos). 




A proposta do Dia do Desafio é que as pessoas realizem pelo menos 15 minutos de atividades, valendo qualquer tipo de exercício: esportes coletivos, (futebol, basquete, vôlei etc.); individuais (ginástica, natação, tênis, artes marciais, etc.); recreativas (caminhar, andar de bicicleta, dançar, etc.); entre outras, com o objetivo de incentivar as pessoas à prática de atividades físicas, chamando a atenção para a importância dos exercícios na manutenção da saúde, na melhora da qualidade de vida e também na integração da comunidade. 

Isso pode ser feito nas escolas, indústrias, academias, associações ou mesmo nos espaços públicos como praças e parques, na rua, condomínios ou em casa.

Para que seja válido na contagem do evento, é necessário informar a Central de Registros de Participantes, que funcionará na Secretaria de Esportes e Lazer, no ginásio municipal Dorival Raymundo. O registro pode ser feito pessoalmente, por telefone (4591-1214) ou pelo e-mail sec.esportes@itupeva.sp.gov.br, até às 20h do dia 29.

Em 2017, Itupeva atingiu a marca de 13.124 pessoas participando de alguma maneira.




Sobre o Dia do Desafio

Esta é a 25ª edição do Dia do Desafio – Você se mexe e o mundo mexe junto, criado na década de 1980 no Canadá e promovido mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sport for All). A competição é realizada no Brasil desde 1995 pelo Sesc/SP, que passou a coordenar o evento em todo o continente americano a partir de 2000.

Trata-se da maior campanha do mundo para incentivo à prática regular de atividade e esporte, com o objetivo de propor uma competição amigável entre as pessoas, organizações e cidades.

Em abril do ano, o então presidente Michel Temer sancionou a lei que transforma a última quarta-feira de maio de cada ano no Dia Nacional do Desafio. Nesta data, empresas, órgãos públicos e outras instituições de todo o país serão estimuladas a promover a prática coletiva de exercícios físicos.