No última quinta-feira (14), os pequenos alunos da Emefei “Prof. Jacob Victor Levis” tiveram uma manhã especial, com a realização da I Oficina de Artes Marciais e Jiu-Jitsu, atividade interdisciplinar de Educação Física e Filosofia, que contou com a participação do Grupo Checkmat e da Polícia Militar. 

Além da participação de 50 crianças do 1º ao 3º ano do Jardim II, com idade entre 4 e 8 anos, a oficina também foi aberta à comunidade e teve a presença de pais e ex-alunos. 

“Foi um dia muito impactante para as crianças. É muito difícil abordar artes marciais na escola e uma diretora que abrace a ideia. Fizemos uma parte lúdica, onde as crianças aprenderam golpes por meio de brincadeiras. Foi muito bacana mesmo”, explicou a professora de educação física, Géssica Rinaldi, que organizou a atividade junto com o professor de filosofia Gustavo Bastos e apoio da diretora da escola, Yara Burgos. 



Diversão e aprendizado

A Oficina foi dividida em quatro momentos. A união de disciplinas distintas, mas que se completam, foi importante para garantir aos alunos uma manhã divertida e com muito aprendizado. No primeiro momento, os alunos assistiram a uma pequena demonstração de Jiu-Jitsu, conheceram a história e o conceito das artes marciais e, principalmente, a diferença entre luta e briga, valores morais e éticos; liberdade e o espaço do outro. 

Só depois disso, os pequenos entraram em ação com atividades lúdicas e introdução aos fundamentos básicos do Jiu-Jitsu. 

A atividade contou com a participação do instrutor Beterraba, da academia Checkmat; de Laoshi Noberto, instrutor de Kung Fu Mao Chuen; dos instrutores Wellington Leandro Gonçalves dos Santos e Pedro Henrique Vieira da Silva; e do PM Luiz Filho.