Os dois itupevenses, Mateus Gabriel Silva e seu parceiro sem deficiência, Gustavo Borros Paz, estão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para disputa da Special Olympics World Games (Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais). Nesta quinta-feira (14), eles acompanharam os outros brasileiros na abertura oficial do evento. 

Realizar o sonho de chegar à competição foi uma grande conquista para os brasileiros, que por conta de um bloqueio do governo Federal na obtenção de recursos, sofreram um corte de 50% da Delegação. Dois itupevenses que também haviam garantido vaga, William Camilo e Adilson Nascimento da Silva, estão entre os 49 brasileiros cortados. 

Enquanto ainda não entram em quadra para as disputas, os tenistas itupevenses já participaram do division placement nas atividades pré-jogos. O Brasil disputa nas modalidades águas abertas, atletismo, bocha, futsal, ginástica rítmica, tênis, natação e vôlei de praia.






As Olimpíadas Especiais ocorrem a cada quatro anos. Na última edição, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a equipe brasileira conseguiu 38 medalhas, sendo 15 de ouro. 

De acordo com a Agência de Notícias Brasil-Árabe – ANBA, “a equipe brasileira viajou com patrocínio da Mubadala, empresa de investimentos de Abu Dhabi, que soube das dificuldades para viabilizar financeiramente a participação”.

“Diferente das Paralimpíadas, que são voltadas a deficientes físicos e privilegiam o desempenho, as Olimpíadas Especiais têm vários níveis de competição, desde o alto rendimento até outros, nos quais cada atleta vai disputar com quem está em um patamar parecido ao seu. Também pensando na inclusão, os que têm deficiência intelectual formam equipes com quem não tem e competem em grupo”, detalha a ANBA em matéria desta semana.

Ao todo, mais de de 7,5 mil atletas de cerca de 190 países disputam as Olimpíadas Especiais, o dobro das Paralimpíadas (3.800 pessoas na última edição) e perto do número de participantes dos Jogos Olímpicos (tradicionais), que reuniu cerca de 10 mil atletas no Brasil em 2016. 

O ex-jogador de futebol e atual senador, Romário de Souza Faria, é um dos embaixadores das Olimpíadas Especiais Brasil e deve representar o grupo em Abu Dhabi junto da equipe brasileira. 

As Olimpíadas Especiais de Abu Dhabi seguem até o dia 21.