O fim de semana foi especial para os Atletas Com Deficiência de Itupeva, que finalmente puderam representar o município em uma competição reconhecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Isso porque o Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que habilita a participação neste tipo de competição.

E estreia da AEPI foi em grande estilo, com dois atletas brilhando nas pistas de atletismo da Etapa Regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo e natação, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 778 competidores – 492 atletas no campo e na pista de atletismo e outros 286 na piscina.

Ricardo Novais Santos Carlos, que até o ano passado disputava por São Bernardo, voltou a se destacar e repetir atuações anteriores, conquistando três medalhas: ouro no salto em distância, inclusive alcançando sua melhor marca na carreira, 5m74; e bronze nos 100  e nos 200 metros rasos. Isaac Freitas Silva, em sua estreia em competição oficial do CPB ficou em 9º lugar nos 100 metros rasos e 12º nos 200, onde acabou atrapalhado por uma queda. 

“Foi a minha melhor participação nessa competição, mesmo com o turbulento início de ano que tive, aliado ao pouco tempo para treinar devido faculdade e trabalho, foi muito positivo em termos de resultados, porém reconheço que tenho muito a evoluir caso tivesse uma melhor estrutura e tempo para aperfeiçoar e conseguir melhorar meu rendimento desportivo para, quem sabe, levar o nome da cidade não só a nível estadual como internacional, pois o ano só está começando” comentou Ricardo, que treina desde 2014, já tendo conquistado medalhas em diversas competições, como no XIII Troféu Sérgio Del Grande, nos Jogos Paralímpicos Universitários e no próprio Circuito de Loterias Caixa. Também conquistou três medalhas – duas delas de ouro – em sua primeira competição internacional, disputada no ano passado, o “FISUAMERICA Games”, primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o público universitário.



O atleta Isaac com a professora Jane

A mãe de Isaac, Geroneide, falou do orgulho que sente do filho: “O Esporte é de suma importância na vida de todas as pessoas e na vida da Isaac tem ajudado em todas as áreas, cognitiva, motora, física; ele interage melhor com as pessoas, enfim… tem sido excelente para ele. Com relação às competições, tem se saído muito bem, conhecido lugares e pessoas diferentes, sem contar que é um orgulho para nós”.

A professora Jane Bergantin, criadora e à frente do PEPT, parabenizou os atletas e comemorou a criação da Associação. “Nossa luta por essa conquista já vinha de um bom tempo e conseguimos realizar agora. É ótimo porque beneficia os atletas, os alunos inscritos no projeto, nos permitindo crescer e oferecer ainda mais para essas pessoas. A estreia foi ótima, com o Ricardo repetindo resultados de anos anteriores, mas dessa vez disputando por Itupeva, e Isaac fazendo uma boa estreia”. 

Circuito Brasil Loterias Caixa

É organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

O Programa Esporte Para Todos

O PEPT de Itupeva conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha e ciclismo, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, como a classificação para o Mundial das Olimpíadas Especiais que será disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.

A partir deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais da CPB.