No último sábado (1), o itupevense Paulo Soares Neto, foi certificado como “Ninja Runner”, depois de superar o desafio da 6ª Mizuno Uphill Marathon 42k, maratona de subida (uphill) considerada a mais temida do Brasil.

Realizada em Santa Catarina, com largada em Treviso e chegada no Mirante da cidade de Bom Jardim da Serra (no caso da maratona, a prova mais curta teve largada em Lauro Muller), a competição é bastante exclusiva, com a pré-inscrição chegando a 7 mil atletas concorrendo a uma das 1500 vagas para um dos três percursos disponíveis: Uphill 25km, Uphill Marathon 42km, Samurai Battle (que reúne as duas anteriores).

Serra do Rio do Rastro

Com elevação de mais de 1400 metros, a subida da Serra do Rio do Rastro, considerada uma das mais bonitas do mundo, teve o grau de dificuldade elevado por conta das condições climáticas desfavoráveis, como a chuva e as fortes rajadas de vento que acompanharam os corredores por todo o percurso de mais de 250 curvas.

Paulo, de laranja, comemorando a conclusão da corrida

Paulo, atleta amador de 38 anos, conseguiu completar os 42 km da maratona em 4h45, um bom tempo – o campeão do percurso fez a prova em 3 horas.

“A prova tem o tempo limite de 6 horas para completar. No km 24, já tem o primeiro corte, os atletas que não chegarem até esse ponto em menos de 3 horas são eliminados. O pior trecho da prova fica a partir do km 35, em que as subidas ficam muito íngremes e a inclinação chega até 59%. Enfim, com muita força de vontade e persistência concluí a prova em 4h45. Os atletas que terminam também recebem o título de Ninjas Runners”, comentou o atleta itupevense.

 




 

A próxima edição da Mizuno Uphill, em 7 de setembro de 2019, já está com pré-inscrições abertas. Para competir, os participantes devem entrar no processo de sorteio de vagas, seguindo o padrão de grandes eventos esportivos internacionais. As pré-inscrições podem ser feitas pelo site https://uphillmarathon.com.br até 16 de outubro. Neste ano, a prova contou com 7 mil atletas concorrendo. Para 2019, a expectativa é superar essa marca, com 10 mil vagas disponíveis.