Itupeva esteve muito bem representada no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado em Campinas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, no último sábado (13).

O atleta do PEPT – Projeto de Esporte Para Todos, Ricardo Novais Santos Carlos conquistou duas medalhas, sendo ouro no salto em distância (categoria F13) e prata nos 100m rasos (categoria T13).






Com várias medalhas conquistadas nos últimos anos, Ricardo é um dos principais atletas do Projeto, que em 2019 se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro, como o Circuito Loterias Caixa, entre outros.

O evento reuniu grandes nomes do atletismo e da natação brasileiros, como o velocista paraense Alan Fonteles, os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, a nadadora campeã parapan-americana Raquel Viel, além de jovens promessas que já se destacam no cenário nacional do paradesporto. Ao todo, 96 atletas – 61 de atletismo e 35 de natação – foram relacionados para as competições.

Além da etapa em Campinas, São Paulo receberá competições na Capital, em Sertãozinho e Araraquara. Também haverá etapas de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro em Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza).

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem como objetivos coroar o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados de nosso país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e apresentação dos valores do paradesporto brasileiro.




PEPT – Criado pela professora Jane Bergantin, tem como objetivo garantir espaço para prática esportiva e implantação de atividades físicas adaptadas para pessoas com todos os tipos deficiências, é vinculado a Secretaria Municipal de Esportes de Itupeva.