A Prefeitura realizou, na manhã deste sábado (21), a 11ª Corrida dos Inconfidentes de Itupeva, prova pedestre mais tradicional da cidade e que, desde 2014, estava fora do calendário esportivo municipal, tendo sido resgatada agora graças ao trabalho do prefeito Marcão Marchi.        Quando o prefeito deu o sinal da largada para a prova, a maioria dos mais de 400 competidores que largaram do Parque da Cidade com objetivos distintos, desde a busca pela vitória e a premiação ou apenas superar os próprios limites, podia até não saber da sua importância para a cidade, mas todos entravam para a história do município neste resgate que a atual administração tem promovido desde 2017.

“Essa corrida fazia parte do nosso calendário esportivo, era uma tradição que a Prefeitura promovia e havia sido abandonada em 2014. Mas este ano, nós conseguimos voltar a realizá-la, oferecer esse presente para os atletas. E nosso objetivo é esse, continuar investindo em todas as áreas, inclusive no esporte, garantindo dignidade e qualidade de vida para o itupevense”, comentou o prefeito Marcão Marchi, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social da Solidariedade, Dani Marchi.

Com um novo percurso, saindo do Parque da Cidade, passando por alguns bairros e aproveitando as muitas belezas naturais do município, a prova foi um sucesso, agradou os participantes e atraiu competidores exemplares, como José Nóbrega de Azevedo, de 80 anos, atleta mais idoso a completar a corrida. “Gostei do percurso, foi ótimo a Prefeitura trazer a corrida de volta, que venham mais”, comemorou. Dentre as mulheres, Maria Alice de Paula, de 73 anos, veio de São Joaquim da Barra para participar da corrida e elogiou bastante a organização, declarando um grande amor por Itupeva.

A prova teve supervisão da Federação Paulista de Atletismo tanto para a corrida de 11 quilômetros quanto para a caminhada, de 6. Foi realizada pela Prefeitura de Itupeva com patrocínio de Covabra Supermercados, Unimed, Caixa Econômica Federal, Gebram Corretora de Seguros, Blondine, Paisà Trattoria, Codarin, GF Monitoramentos, Roffer Cervejaria Artesanal e Pub do Hélio.




Também estiveram presentes o secretário de Esportes Robinson Toledo e os vereadores Eri Campos (que preside a Câmara Municipal), Angelin Lourençon, Cesar Farali e Tatiana Salles.

A secretaria de Esportes e Lazer contou com o apoio das secretarias de Saúde, de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.

Atletas elogiam nova Corrida dos Inconfidentes

Ao fim da prova pedestre, uma unanimidade entre os atletas que participaram era a do grande acerto da Prefeitura em resgatar a corrida.

André Alberi Santana foi o primeiro a chegar, com o tempo de 35min49, levando para a casa o troféu de campeão, medalha e a premiação de R$ 250. “A prova é excelente, espero que continue nos próximos anos. É o tipo de coisa que dá um incentivo para mim e para quem gosta de correr, dá qualidade de vida. Isso já é uma gratificação enorme”.

No feminino, Zenaide Vieira foi a primeira a cruzar a linha de chegada. “Foi minha primeira vez aqui e gostei, o percurso é bom, teve bastante sombra, passa pelos bairros, muito gostoso. Com certeza foi um acerto trazer a prova de volta e incentivar os atletas”.

Dentre os corredores itupevenses, Maria Carolina Medeiros Panetta ficou em primeiro no feminino. “Foi um grande acerto voltar com a corrida. O percurso foi maravilhoso. Agradeço ao meu professor Ari Lopes que me ajudou muito e também à minha mãe”, comentou a jovem.

No masculino, o itupevense Marcos dos Santos levou o prêmio principal. “Foi a primeira vez que corri em Itupeva e achei o percurso bom, a corrida foi muito boa, valeu a pena a Prefeitura investir nisso”.

O atleta Gilmar Ferreira da Silva, que participa dos treinamentos oferecidos gratuitamente pela secretaria de Esportes e Lazer com o professor Glauco Silveira, chegou em segundo e comemorou. “Estou feliz com o resultado, na última eu havia ficado em terceiro, na próxima acho que fico em primeiro. Mas valeu muito a pena a Prefeitura trazer a corrida de volta, esse investimento no esporte que está sendo feito é ótimo. O treinamento com o (professor) Glauco, por exemplo, é algo que tem me ajudado muito”.  

Também foram premiadas as três melhores equipes, três academias itupevenses que mais tiveram corredores, atletas por categoria de idade, além de especial para atletas itupevenses. A classificação completa de todos os corredores pode ser encontrada no site da Corpus Eventus.

Confira todas as fotos na página do Facebook.