Buscando beneficiar ainda mais crianças e oferecer cada vez mais oportunidades de atividades físicas e lúdicas para a população, a Prefeitura de Itupeva está ampliando o projeto de Circo Social, que já vem sendo desenvolvido com sucesso no município. A partir desse mês, a modalidade passa a permitir também a adesão de crianças a partir dos 9 anos, que farão apenas as aulas práticas, enquanto que a parte conceitual e teórica é trabalhada apenas para os alunos a partir dos 12 anos.

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, que segue trabalhando para que a população seja acolhida com cada vez mais opções de serviços ofertados pela Prefeitura, elogia a iniciativa: “O circo é um ambiente que estimula a criatividade, o lado lúdico e sonhador da criança. É mais uma atividade que oferecemos de forma gratuita e com essa ampliação podemos atingir mais crianças ainda, oferecendo mais opções”.

“Nos reunimos com o professor Anderson, que nos apresentou essa ideia, muito bem-vinda para o tipo de trabalho que estamos buscando realizar na secretaria de Esportes e Lazer, que é oferecer atividades físicas variadas para todas as faixas etárias da nossa população”, explica Robinson Toledo, secretário da pasta.

Com aulas às terças-feiras, no período da manhã e à tarde, na Chácara do Abobrinha, o Circo Social é uma atividade idealizada e desenvolvida pelo professor Anderson Redressi, da secretaria de Esportes e Lazer, e tem como objetivo trazer à tona o lúdico deste universo, destacando-o como grande colaborador para a expressão corporal, oral e criativa, propondo, contudo preservar a tradição da Arte Circense por meio da prática e pesquisa, criando um espaço de experimentação, promovendo essa arte de forma participativa e espontânea, possibilitando o surgimento de um espírito de coletividade caracterizado pela união de todos em um objetivo comum; o fazer circense como forte instrumento para o estímulo artístico e a melhora da qualidade de vida de seus praticantes.

Com a ampliação da idade inicial dos participantes, as aulas serão desenvolvidas com duas categorias, sendo que entre 9 e 11 anos, os alunos farão apenas a parte prática da iniciação circense; enquanto que alunos de 12 a 17 anos também serão instruídos conceitualmente com aulas teóricas. “Temos bastante procura por crianças mais jovens, mas a parte conceitual ainda pode ser uma carga pesada para eles absorverem, já a parte prática é ideal para que as crianças comecem a se desenvolver”, explica o idealizador do projeto, o professor Anderson. “As aulas de artes circenses são divertidas e diferenciadas. Hoje o aluno tem a oportunidade de viver um sonho, o circo, onde apenas poucos mais ousados tinham acesso. Ele pode vivenciar quase tudo que acontece dentro do circo, respeitando e conhecendo seus próprios limites”, completa o responsável pelo projeto.

Para se inscrever, o interessado deve procurar a secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio Municipal Dorival Raymundo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para preencher a ficha de inscrição. A ficha também pode ser baixada pelo site oficial da Prefeitura (www.itupeva.sp.gov.br) no menu de serviços online. Mais informações pelo telefone 4591-1214.

A secretaria de Esportes e Lazer também oferece à população as modalidades de Alongamento, Caminhada, Corrida, Atletismo, Atletismo (PEPT – Programa Esporte Para Todos), Basquete, Condicionamento Físico, Futsal, Ginástica, Handebol, Hidroginástica, Natação, Natação (PEPT), Pilates, Tênis de Campo (apenas PEPT), Voleibol e Voleibol Adaptado.