Se a História de Itupeva como município teve início há 55 anos, quando o então bairro de Jundiaí conquistou sua independência com a emancipação da cidade vizinha, no esporte, pode-se dizer que a História é um pouco mais recente, datando de 34 anos atrás, que foi quando muitas das atividades que repercutem até hoje começaram a ser praticadas.




E um dos grandes – talvez o maior – responsáveis por isso ainda está na ativa no município e, mais de três décadas depois de iniciar sua trajetória com o esporte itupevense, segue sendo um dos nomes mais reconhecidos e queridos entre atletas de todas as gerações.






Vejo a minha história como vitoriosa e satisfatória. O início foi difícil, não existia nenhum trabalho com equipes, campeonatos, ginásticas, etc. Nos primeiros campeonatos precisei elaborar os regulamentos e contei com o apoio de vereadores e voluntários para a realização dos jogos. As aulas de ginástica eram no salão da igreja, depois passamos para o SBRI e ali também iniciei as aulas de natação“, explica Valderi Folgosi, o professor Deri, que até hoje atua na Secretaria de Esportes e Lazer.

História de dedicação

Deri chegou ao município em 1986, antes mesmo da então Diretoria de Esportes ser criada. No mesmo ano, já criou o Campeonato Amador de Futebol, o mais tradicional da cidade e com reconhecimento regional, disputado até hoje, em duas divisões. O Campeonato Principal de Futsal, também disputado até os dias atuais em duas divisões, veio dois anos depois, em 1988.

Deri (à direita da foto), com o ex-prefeito Dorival Raymundo (no Centro)




Nos anos seguintes, ainda criou vários outros campeonatos, como o Industrial (na época chamado de Intersindical), além da introdução de modalidades como basquete, vôlei e futsal nas atividades da Diretoria. “Minha maior satisfação foi criar um grande número de amigos nas diversas áreas. A criação da Diretoria de Esportes e com isto consegui trazer vários profissionais para a nossa área“, conta ele, que classifica como principal conquista “ajudar na formação de diversos jovens que hoje são pessoas do bem“, sem deixar de citar também uma das primeiras grandes conquistas regionais para o município, a participação nos Jogos Regionais, em Santa Bárbara d’Oeste, em 1998.






Nos anos 90, deixou a Diretoria de Esportes para abrir e administrar sua própria escolinha de futsal em Jundiaí, que foi transferida para a ADC Sifco em 2002. O retorno ao município ocorreu em 2005, onde atua até hoje, acompanhado da também professora, parceira de vida e profissional, Eliana Iguezli Folgosi, servidora em Itupeva desde 1989 e com importância para o esporte itupevense tão grande quanto a do esposo.

Deri com a esposa e servidora há mais de 30 anos em Itupeva, em uma homenagem em 2019



O que o futuro ainda reserva

Quase 35 anos depois do primeiro passo e de tantas conquistas no esporte itupevense, Deri ainda tem muitos planos para auxiliar os atletas da cidade. “O meu desejo é conseguir uma pista de atletismo e uma piscina de competição. Estas duas modalidades estão carentes do espaço adequado e temos muitos praticantes. Outro objetivo seria retomar as competições em federações das modalidades, mas este item precisará do apoio de entidades privadas. Temos um trabalho muito bom na formação e na minha opinião seria importante as crianças terem em quem se espelhar“, finaliza Deri, um dos maiores professores que Itupeva já teve.