O itupevense Ricardo Novais Santos Carlos disputou nesse sábado (8) a primeira fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, representando o Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva, que se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que habilita a participação neste tipo de competição.

O atleta conquistou a classificação na etapa regional em São Paulo em fevereiro, quando foi ouro no salto em distância – e anotou sua melhor marca, 5m74 – e bronze nos 100 e 200 metros. 

Na disputa nacional, com nível ainda mais alto, o itupevense ficou muito próximo do pódio, mas não conquistou medalhas. No salto em distância, terminou em quarto lugar e nos 100 metros foi o quinto colocado. 




O Circuito Loterias Caixa

É organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.



O Programa Esporte Para Todos

Atualmente, o Projeto conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha, ciclismo, ginástica e dança, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, inclusive medalhas no Mundial das Olimpíadas Especiais, que foi disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.

A partir deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.