Como uma das ações da Semana da Consciência Negra, a Chácara do Abobrinha recebeu no domingo (11), o 1º Campeonato de Capoeira de Itupeva, competição com arbitragem da Federação Paulista de Capoeira que contou com a participação de 24 capoeiristas, de seis cidades da região. 

A competição contou com a presença de capoeiristas de Itupeva, Louveira, Jundiaí, Vinhedo, Campo Limpo Paulista e Jarinu, que aprovaram o torneio.

“Uma competição como essa só engrandece o esporte na nossa cidade, hoje vimos aqui capoeiristas de alto nível, são competições como essa que nos ajudam no trabalho diário de levar mais adeptos para esta modalidade”, disse Aranha, capoeirista de Itupeva.

O campeonato foi dividido em três categorias, individual (peso livre), na qual os capoeiristas não se enfrentam diretamente, categorias leve/médio (até 78,5 Kg) e meio pesado/pesado (a partir de 78,51 Kg).




Na categoria individual, o vencedor foi o capoeirista Torão. Na categoria leve/médio, Adriano das Neves ficou com o lugar mais alto do pódio. Já na meio pesado/pesado, Edson Alves foi o grande vencedor.

“É uma alegria vencer a competição dentro da nossa cidade, mas vou na linha que hoje nós podemos mostrar um pouco o que é a capoeira, um esporte que reúne amigos e cada um tem o respeito enorme com o adversário”, falou Torão, capoeirista de Itupeva.

“Foi uma competição de alto nível, fiquei muito feliz por ganhar na minha categoria, precisamos ter mais competições desse nível na região” ressaltou Edson Alves, capoeirista de Jarinu.

O evento também contou com a participação do grupo musical do Centro de Artes e Movimento de Campo Limpo Paulista, que no intervalo entre as categorias cantaram músicas clássicas, mostrando a cultura em união com a capoeira. A rainha Nara Jeniffer, a princesa Tainara Rodrigues e a Miss Simpatia Jozileide Santos também participaram do evento.