No último domingo (24), Júlio Ferreira, da equipe Honda Racing, venceu a terceira etapa da Copa EFX Brasil e permanece invicto na temporada 2018. A prova realizada em Itupeva contou com um percurso um pouco diferente do tradicional. Utilizando partes dos circuitos de motocross e velocross da pista Kalango Cego em conjunto com as trilhas dos arredores especialmente preparadas para o evento. A organização reduziu os trechos de deslocamento entre as especiais a poucos quilômetros, entretanto os testes cronometrados foram mantidos dentro do padrão, com tempos totais entre 47 e 50 minutos para os pilotos mais rápidos. Foram quatro voltas, a primeira delas de reconhecimento, totalizando pouco mais de 15 quilômetros em cada giro.

O vice-líder do campeonato, Gabriel Soares, o Tomate, sofreu uma lesão no braço recentemente e ficou impossibilitado de correr. Ele até chegou a cogitar uma largada simbólica para garantir alguns pontos de bonificação pela participação, mas o gesso maior que o esperado frustrou a expectativa.

Apesar da ausência do adversário habitual, Júlio enfrentou novos concorrentes em Itupeva: o mineiro Vinícius Lopes, o Musa, voltou a competir após 60 dias recuperando-se de uma fratura no braço; já o experiente piloto de motocross Anderson Amaral participou pela primeira vez de uma prova de enduro. Ambos se saíram bem na principal categoria, a Elite. Musa foi o segundo colocado enquanto Amaral ficou com a quarta posição, atrás de Bruno Martins.

Na categoria Enduro 1 o niteroiense Nicolás Rodriguez, também da Honda Racing, manteve a invencibilidade ao completar a prova pouco mais de dois minutos mais rápido que o paulista Vitor Martins.

Marcos de Souza, da equipe Honda Motofield foi o vencedor da categoria Enduro 4, que utiliza motocicletas da fabricação nacional. 

A quarta etapa será realizada no dia 29 de julho e marca a estreia de Bueno Brandão (MG) no calendário da competição.

A Copa EFX Brasil 2018 é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club com o patrocínio da Honda, o copatrocínio da IMS e o apoio da Motofield, Sig Visual, Tech Ride, Edgers, CrossFit Saúde, Jeri Adventure Ride, Art Video, Colorart, MR Pro, Gat Logística, Pró Moto, Kalango Cego, MR Segurança Eletrônica e Hotel Buriti Itupeva.

O resultado completo pode ser conferido no site da MotoX.

* Texto e Fotos Lucidio Arruda – Redação MotoX.com.br