O Karatê é uma das quatro modalidades itupevenses que estarão presentes nos 81º Jogos Abertos “Horário Baby Barioni”. O único carateca a conquistar a classificação foi Douglas Ramos, que ganhou uma medalha de ouro no Kumitê Individual, categoria pena nos Jogos Abertos, em julho.

Os horários serão definidos apenas no Congresso Técnico da modalidade, na tarde de sexta-feira (17) e as competições serão realizadas em São Caetano, no sábado (18) e domingo (19). O técnico itupevense é Paulo Romeu, o Paulinho do Karatê, da Associação Subaru.

Itupevense já fez parte da Seleção Brasileira e trouxe primeiro ouro em Jogos Regionais para a cidade

A competição não é novidade para Douglas, primeiro itupevense a conquistar um ouro para a cidade, e 2010, e atleta com mais medalhas de ouro nos Jogos Regionais, tendo sido 7 vezes campeão. As conquistas fazem parte de uma longa história no esporte, que começou logo nos primeiros anos de vida: “Iniciei no karatê com 4 anos. No início, meu pai queria me colocar para lutar capoeira, mas como não havia nenhuma academia que ele gostou, me colocou no karatê. A princípio, ele achava que eu não continuaria, mas quando existe uma pré-disposição para alguma coisa é só dar estímulo”, comenta o carateca, que mesmo se destacando em todos os exames de graduação de faixa, conquistou sua primeira medalha na faixa vermelha e, depois de um intervalo de quase 3 anos, só voltou a ganhar já na faixa roxa.

Mas a consolidação da carreira como atleta de ponta não demoraria. “Na faixa marrom eu competi em 13 competições no ano e ganhei 24 medalhas de ouro e duas de bronze, minhas primeiras medalhas em campeonato brasileiro. Desde então são 16 anos de seleção paulista, onde estive no pódio do campeonato brasileiro por 15 anos. Em 2007 participei da minha primeira competição internacional, já integrando a seleção brasileira, coisa que almejei por anos. Foram 4 anos tentando e perdendo na final da seletiva por 3 anos seguidos”, explica Douglas, que foi carateca da Seleção até 2012, quando foi campeão brasileiro adulto, campeão sul-americano e bronze no campeonato Pan-Americano.

Tendo deixado a seleção após sofrer uma fratura na mão esquerda, o atleta se dedicou a um ciclo de competições na Europa, onde passou por vários países como França, Alemanha, Holanda, Turquia e outros.

Voltando a representar a cidade nos Jogos Abertos depois de anos de ausência, torneio que ele reconhece a importância, principalmente para atletas iniciantes, o carateca já pensa em utilizar sua experiência para incentivar jovens esportistas: “Entrei no curso de Educação Física nesse ano, no pensamento em abrir negócio próprio e tentar preparar atletas de alto rendimento, coisa que nunca tive durante a minha carreira”, conta o atleta, que abriu mão de disputar o pré-olímpico estadual por conta de duas lesões, mas decidiu seguir mesmo assim nos Jogos Abertos e é uma grande esperança de medalha para Itupeva.

Sobre os Jogos Abertos

É a maior competição deste segmento na América Latina, conta com aproximadamente 15 mil atletas participantes. Nomes como Diego Hypólito, Jadel Gregório, Hugo Hoyama, Hortência, “Magic” Paula e Fabiana Murer foram revelados nos Jogos. A competição é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) em parceria com a cidade sede, que esse ano são cinco: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

Para se classificar para os Jogos Abertos, as cidades do estado participaram dos Jogos Regionais em oito regiões distintas, que classificaram campeão e vice de cada modalidade. Itupeva se classificou em vôlei feminino sub-21, futsal masculino sub-21, karatê e atletismo ACD.

O torneio será disputado de 15 a 25 de novembro. A abertura está marcada para o dia 17, às 19h, no Ginásio Paulo Cheidde (Baetão), em São Bernardo. O encerramento do evento acontece dia 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.