O basquete feminino tinha tudo para chegar a uma disputa de medalha de ouro, mas, nessa quarta-feira (19), viu a chance escapar pelos dedos na derrota para Itu, por 76 a 40 e agora vai disputar a medalha de bronze.

Para essa partida decisiva, além do bom rival, Itupeva tinha vários desafios para superar. Primeiro porque vinha de um jogo extenuante com três prorrogações, segundo por contar com alguns desfalques, como Karina Kacks, que torceu o pé há duas rodadas, jogou no sacrifício na partida anterior e, apesar de ter participando de alguns minutos do jogo, não tinha condições de permanecer em quadra.

Itu, que nada tinha a ver com isso, foi para cima logo no começo e viu uma partida que começou equilibrada, pouco a pouco, pender apenas para um lado. O placar do primeiro quarto, 15 x 13, indicavam que Itupeva teria forças para superar o cansaço. No entanto, a falta de atletas para reposição (o técnico Maurício Gobi tinha apenas duas jogadoras no banco, sendo que Karina não tinha condições) foi desgastando as itupevenses, que não conseguiram evitar o distanciamento das adversárias já no segundo quarto, que terminou em 34 x 23.

No terceiro e no último quartos, Itupeva não se entregou e, mesmo exaustas e sabendo que ainda têm mais um desafio pela frente, as jogadoras lutaram até o último minuto, valorizando ainda mais a vitória ituana, que disputa a final contra Sorocaba, que venceu Salto, que vai ser o adversário de Itupeva pela medalha de bronze, nessa quinta-feira (20), às 9h, no ginásio Dr. Gualberto Moreira.

“O time delas é forte e nós tivemos os desfalques de algumas meninas que não puderam vir, ainda mais aliado ao cansaço do jogo longo de ontem, então fizemos o possível. Agora vamos descansar para decidir o bronze amanhã, para jogar de igual para igual com quem seja o adversário”, avaliou o técnico Maurício Gobi.

O elenco itupevense é formado por Aline Munarolo, Amanda Camargo, Freidiana de Oliveira, Giovanna Bueno, Jaisa dos Santos (que se machucou no futsal e desfalca a equipe), Karina Fernandes, Karina Karck, Maiara Magno, Miriam Pomares, Monique Barboza, Thais Narcizo e Vaulédia Vieira.