O atleta itupevense Ricardo Novais Santos Carlos, aluno do PEPT – Projeto Esporte Para Todos da Prefeitura de Itupeva, participou da fase regional do Circuito Loterias Caixa nesse final de semana e conquistou uma medalha de bronze na prova de salto em distância.

Infelizmente, na prova dos 100 metros rasos, uma de suas especialidades, Ricardo sofreu uma lesão. Ainda assim, determinado, ele concluiu a prova em quarto lugar, mas não pôde disputar a prova dos 200 metros.

A medalha de bronze conquistada pelo atleta

Ricardo, deficiente visual, treina desde agosto de 2014 e já coleciona algumas conquistas, como medalhas nos Jogos Regionais e nos Jogos Paralímpicos Universitários, que foi disputado no fim do ano passado, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, quando ganhou uma medalha de prata nos 100 metros rasos.

O Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva foi idealizado pela professora da secretaria de Esportes e Lazer, Jane Bergantin, para aumentar a inclusão e garantir condições para os atletas com deficiência. Foi implantado no município em 2014 e Jane continua à frente do projeto, com auxílio da professora Alessandra Gilioli, atendendo dezenas de atletas com deficiência em modalidades como atletismo, natação, ciclismo, tênis de campo e outros.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.