Já faz um bom tempo que o futebol deixou de ser a (única) grande paixão nacional no esporte (uma pesquisa do Data Folha revelou que 24% das pessoas torcem para nenhum time, número superior ao de torcedores do São Paulo, com 19% e Palmeiras com 12% e atrás apenas de Corinthians, com 36%) e várias outras modalidades passaram a ganhar destaque, principalmente as voltadas à manutenção da saúde, cuidados com o corpo e até desenvolvimento físico. Foi nessa esteira que o CrossFit começou a se popularizar.

“O CrossFit está se tornando cada vez mais popular por se tratar de uma atividade muito dinâmica e completa. Os três pilares são: Levantamento de peso, exercícios ginásticos e exercícios aeróbicos (corrida, saltar corda, etc). No CrossFit, cada dia é um treino diferente, o que torna a atividade mais estimulante. Outro ponto a ser destacado é o fato do CrossFit ser uma ‘’comunidade’’, todos se conhecem dentro do box (o esporte é praticado em um espaço semelhante a uma caixa feita de cimento que contém barras, pesos e cordas em seu interior, sem televisão, espelhos ou pôsteres. Daí o nome ‘box’)”. Quem fala sobre a modalidade com tanta autoridade é Natália Brossi, ginasta e professora de Educação Física, que há alguns anos se dedica ao CrossFit.

“Logo após me formar, fui convidada a trabalhar com o CrossFit, graças à minha experiência como atleta e professora de ginástica artística”, conta ela, que já chegou a participar de competição na área (1º lugar no amador feminino no Monstar) e tem uma vida dedicada à prática de esportes, tendo iniciado aos 7 anos na ginástica artística e, aos 9, participado de sua primeira competição, com a equipe de Jundiaí, à qual integrou pelos anos seguintes, disputando vários campeonatos como o Paulista, Jogos Regionais e Abertos.

Um dos vários troféus conquistados

Atleta polivalente, Natália seguiu na ginástica artística até os 21 anos, quando já cursava Educação Física. “Fui estagiária da Prefeitura de Jundiaí de 2012 a 2014, trabalhando com a ginástica Artística e pude aprender muito com meus antigos técnicos. Nesse período, pratiquei Pole Fitness (em breve vamos falar sobre isso no site) e cheguei a participar de campeonatos da modalidade. Também fui indicada para assumir o cargo de professora de ginástica artística do Clube Jundiaiense. Além de dar aulas de ginástica e CrossFit, também treino e participo de campeonatos do mesmo”, revela a jovem, dona de condicionamento e forma física invejáveis e capaz de realizar movimentos e ações que beiram ao impossível (e que você pode conferir no Instagram dela).

Os primeiros movimentos na ginástica artística

E segundo a professora, para começar a praticar o CrossFit, tudo que a pessoa precisa é de disposição. “Qualquer um pode praticar o CrossFit, mas pessoas com algum tipo de hérnia ou problemas na coluna deverão ter um cuidado maior”, alerta. “Para começar, o aluno deverá fazer algumas aulas iniciais, para aprender os movimentos básicos e depois disso já pode participar das aulas regulares”. Na região, tanto em Itupeva como em Jundiaí, são várias as academias que oferecem a modalidade, com profissionais da área orientando os exercícios.

E quais os benefícios de praticar o CrossFit? De acordo com a atleta, são muitos: “Por ser um treino funcional, no qual você utiliza seu corpo de maneira global e não isolando grupos musculares, o maior benefício é a melhora do condicionamento físico”, aponta.

Já para quem deseja ir além do treino apenas para manutenção da saúde e pensa em levar o esporte a sério e se tornar um profissional, Natália também tem uma boa notícia. “Os campeonatos de CrossFit no Brasil estão se tornando cada vez maiores. Existe o Torneio nacional e outros campeonatos organizados por diversos boxes. Tratando-se de nível mundial, existe o CrossFit Games, que acontece desde 2007 e é o campeonato mais importante da modalidade”.  

Saiba mais sofre o CrossFit.