Melhor idade usa criatividade para manter rotina de exercícios durante isolamento
A pandemia do Covid-19 mexeu com a rotina de todo mundo e deixou muitas pessoas em casa. O grupo da melhor idade de Itupeva em especial, já que pessoas com mais de 60 anos fazem parte do grupo de risco. E para tentar não desanimar enquanto as atividades em grupo não retornam, alguns deles, que participam da caminhada no Parque da Cidade e da ginástica no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com a professora Renata Parra, buscam alternativas e usam a criatividade.
“Estou caminhando no condomínio quase todos os dias e tenho 2 pesos e a faixas elásticas de Pilates para fazer musculação e alongamento”, conta Vilma Higa Kudo, de 66 anos.
Já Roseli Chagas, de 67 anos, revela que não está encontrando dificuldades para manter uma rotina. “Não consigo ter uma rotina de exercícios. Um dia faço e outro não. Meu corpo está sentindo falta, sinto muita falta das aulas no CCI e no parque. Estou ansiosa pra tudo recomeçar, acho que podíamos recomeçar no parque que é ao ar livre e tem espaço. No CCI acho que vai ser difícil. Quero muito voltar a jogar também!”.
Aos 72 anos, Roberto Chagas tem enfrentado a saudade com trabalho em sua chácara, o que o deixa com menos tempo para se exercitar. “Uma pintura aqui, uma poda ali e, quando vejo, o dia já acabou”, brinca e revela a saudade e as orações por todos: “Estou com muita vontade de que nossas atividades voltem, com muita saudade de todos. Também fazendo algumas orações por todos e para que essa pandemia acabe o mais rápido possível”.