Desde o Paço Municipal e a Câmara, passando pelo Parque da Cidade, escolas, creches, academias, empresas, espaços públicos, enfim, não houve lugar na cidade em que faltasse gente aceitando o desafio e se mexendo nessa última quarta-feira, 31.

Ao todo, 13.124 pessoas participaram dessa 23ª edição do Dia do Desafio e fizeram dessa a participação com o maior número de adeptos da história de Itupeva desde 2004, quando o município aderiu ao movimento. Dessa vez colocada frente a frente com a cidade de Pacho, na Colômbia, Itupeva saiu vencedora do saudável duelo, com 29,26% de sua população garantindo a vitória, contra 8,43% de nossos vizinhos. Ao fim do confronto, no entanto, fica claro que vencedoras foram todas as pessoas que aceitaram por demandar um pouco do seu tempo para investir na atividade física e no cuidado com a saúde, sejam itupevenses ou colombianos.

A secretaria de Esportes e Lazer, como a grande Central Registros de Participantes, passou o dia recebendo fotos e vídeos de diversas entidades, públicas e particulares, além de grupos de pessoas, que se uniram no evento que promove a luta contra o sedentarismo. Os vários monitores da secretaria não descansaram, pelo contrário, foram a vários pontos da cidade, participaram de caminhadas, danças, atividades aeróbicas, proporcionaram à população uma ótima opção para quem queria dar sua contribuição nesse Dia do Desafio.

O secretário da pasta, Robinson Toledo, destacou a importância dessa conscientização: “Foi um ótimo resultado que tivemos com esse grande número de pessoas se mobilizando, se atentando para esse dia simbólico, que tem como principal objetivo atrair atenção para a importância da prática de atividades físicas, fugindo do sedentarismo, pela melhora na qualidade de vida e na saúde que ela provoca. Ficamos bastante satisfeitos pela adesão que tivemos e temos muito a agradecer a todas as pessoas que participaram, às empresas que motivaram seus funcionários, às academias e a todos os grupos que reservaram um tempinho do seu dia para entrar nesse desafio. Um agradecimento especial ao prefeito Marcão Marchi e a primeira-dama e presidente do Fundo Social da Solidariedade, Daniela Marchi, que participaram, juntamente com os servidores do paço municipal, de uma atividade ministrada pelo professor Anderson logo às 8h; e também à bem-sucedida parceria com a secretaria de Educação e Cultura, que responde por quase metade do número de participantes”.

Para chegar a esse número, que representa quase 30% da população, foi preciso a união de muitas pessoas, que enviaram sua participação para a Central de Registros de Participantes: Foram 11 creches, 21 escolas municipais, a EE José Polli, 5 escolas particulares (E. Especial Adélia Madani – APAE; SECI – Sociedade de Ensino e Cultura de Itupeva – Anglo; Escola Nova Vida – Objetivo; Colégio Trevo; Colégio Interação); 12 academias e clubes (Shekinah Personal Trainer Studio, Aliança Gym, Acqua Marine, Estúdio Luar Dança e Teatro, Associação Kenko de Karatê, Associação Subaru de Karatê, Kim Tênis, Academia Vander, Star Fitness, Jessica Maia Studio de Pilates e Fisioterapia, Overall Gym, ONG Filhos do Ceu); as empresas Sorvetes Jundiá, Jamaica Embalagem, Agilcor e a rádio Itupeva, 105,9; repartições públicas como Paço Municipal, secretaria de Educação, CAPS, Centro de Convivência o Idoso, Câmara Municipal, Casa da Cultura; além das atividades desenvolvidas pelos professores da secretaria de Esportes e Lazer no ginásio Dorival Raymundo, no ginásio Hortênsias, na Chácara do Abobrinha, no Parque da Cidade, no Centro de Lazer do Trabalhador, e mais os grupos e a população em vários bairros.

Confira mais fotos na Página do A Voz do Esporte

Sobre o Dia do Desafio

Essa é a 23ª edição do Dia do Desafio – Você se mexe e o mundo mexe junto. Criado na década de 80 no Canadá, promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e realizado no Brasil desde 1995 pelo Sesc-SP, que passou a coordenar o evento em todo o continente americano a partir de 2000, é a maior campanha do mundo para incentivo à prática regular de atividade e esporte, com o objetivo de propor uma competição amigável entre as pessoas, organizações e cidades. No ano passado, a atividade contou com mais de 48 milhões e 100 mil participantes, de 3.697 cidades em 20 países diferentes.

Itupeva aderiu ao Dia do Desafio em 2004, já com participação de 30% da população no primeiro ano. Em 2007, a cidade atingiu sua maior marca na história do Dia do Desafio, mobilizando 47% de sua população nas atividades. No ano passado, a cidade chegou a atingir 12.680 participantes, para população estimada de quase 45 mil pessoas, ou seja, 28% da população participou de alguma maneira.

Esse ano, Itupeva disputou com Pacho, uma pequena cidade colombiana com menos de 30 mil habitantes e localizada a 88 quilômetros da capital Bogotá.