O atleta itupevense do PEPT (Projeto Esporte Para Todos), Ricardo Novais Santos Carlos, esteve no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, neste sábado para disputa da 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e, dessa vez, melhorou a marca que fez na 1ª etapa, conquistando uma medalha. 

O atleta fez a sua melhor marca no Salto em Distância, saltando 6 metros e ficando com a medalha de prata na competição em que tinha ficado em quarto na 1ª etapa, que foi disputada em junho. Nos 100 metros rasos, ele repetiu a classificação anterior, terminando em quinto lugar. 






O Circuito Brasil Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Nesta etapa, o evento reúne 279 atletas de 19 estados e do Distrito Federal. 



O Programa Esporte Para Todos

Atualmente, o Projeto conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha, ciclismo, ginástica e dança, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, inclusive medalhas no Mundial das Olimpíadas Especiais, que foi disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.

A partir deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.