×

Prefeitura libera algumas atividades esportivas no município

Prefeitura libera algumas atividades esportivas no município

Dando sequência ao processo de flexibilização de retomada de atividades do Plano São Paulo e, com a cidade de Itupeva passando para a Fase Verde, a Prefeitura irá retomar algumas atividades promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer.



Quatro locais terão autorização para retornar parcialmente com as seguintes atividades:

  • Chácara do Abobrinha: haverá aulas de condicionamento físico (alongamento/corrida), ginástica geral (acrobática, artística, rítmica e estética de grupo) e pilates – a partir de 13/10;
  • Cancha de Bocha do Centro de Lazer do Trabalhador: em que estarão autorizadas apenas as disputas em duplas – a partir de 17/10
  • Academia Live Tennis: que retomará as aulas de tênis adaptado do Projeto Esporte Para Todos (PEPT) – 19/10;
  • Sociedade Beneficente e Recreativa Itupeva (SBRI): que sedia aulas de natação – data a confirmar;

A Prefeitura ressalta que somente essas práticas estão autorizadas, permanecendo suspensas quaisquer outras modalidades nos locais citados, especialmente os esportes coletivos e de contato físico que continuam proibidos.




A volta destas modalidades seguirá todas as normas previstas no protocolo sanitário aprovado pelo Comitê de Gerenciamento das Ações para o Enfrentamento da Pandemia do COVID -19, que está disponível na íntegra através do Decreto Municipal nº 3.246, publicado na sexta-feira, 9 de outubro.

Para poder retornar a estas atividades, os alunos deverão estar previamente inscritos na modalidade, e apresentar atestado médico e termo de responsabilidade, devendo preencher ainda um questionário informativo sobre os sintomas do COVID-19.

Todas as atividades serão realizadas de maneira individualizada (sem contato físico) e com uso de máscara, exceto a natação (enquanto o aluno permanecer dentro da piscina). Distanciamento de 1,5 metros, higienização das mãos constantemente com álcool em gel 70%, materiais e recintos também serão obrigatórios, tal qual a restrição das aglomerações que deverão ser sempre evitadas.

A limitação máxima de capacidade será de 40% nos locais citados e haverá controle de acesso na entrada e aferição de temperatura de todos os frequentadores, sendo que se for observada temperatura acima de 37,5°C, a pessoa será orientada a procurar o serviço médico.




Também não poderá haver compartilhamento de materiais de uso pessoal e a exemplo do Parque da Cidade, os bebedouros também estarão lacrados, sendo que cada aluno deverá levar sua própria garrafinha para sua hidratação.

Para todas as práticas, os alunos serão orientados a chegar com no máximo 10 minutos de antecedência em relação ao horário de início das aulas para se evitar aglomerações na troca das turmas, as quais já estão sendo reformuladas pelos professores responsáveis para adequação ao protocolo.

Os cuidados e protocolos sanitários foram apresentados e orientados pela coordenadora de Saúde da Secretaria de Saúde, Sara Carvalho, em uma palestra para os professores e estagiários da Secretaria de Esportes e Lazer.

Demais informações sobre a grade de modalidades, turmas, dias e horários de todas estas atividades podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do telefone 4591-1214.