Itupeva sediou, nesse domingo (13), o Treino Conjunto de Kendo, no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo, realizado com o objetivo de promover o encontro entre as academias da região, “além disso, contribuir para a divulgação da modalidade em Itupeva”, conforme explicou um dos organizadores e também atleta da modalidade, Wellington Iizuka.



Segundo a organização do evento, cerca de 30 atletas de diversos municípios do interior paulista participaram do treino. “Contamos com participantes de São Carlos, Jundiaí, Piracicaba e Campinas, com abrangência em todas as faixas etárias”, destaca Wellington.

O Treino Conjunto de Kendo pela 10ª vez é realizado no estado de São Paulo, sendo São Carlos e Jundiaí, os principais municípios que serviram como sede.




Sobre o Kendo – Trata-se de uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir de técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão Feudal. O praticante de Kendo é conhecido como Kenshi ou Kendoka.

Palavra dos atletas – Representando o município de São Carlos, a atleta Carolina Akemi Nakahara, de 33 anos, é atual campeã Latino-Americana, em disputa realizada no mês de maio deste ano, em Cali, na Colômbia e para ela prestigiar o evento em Itupeva é motivo de muita alegria. “Pois tenho como propósito contribuir para o fortalecimento da modalidade no interior e estado de São Paulo, bem como, fortalecer os laços de amizade com todos os praticantes”, ressalta.




Outro atleta de São Carlos, Niklas Gabriel, de 22 anos, esteve em Itupeva e destacou a importância de sua participação neste evento. “Hoje foi uma oportunidade para expandir o conhecimento sobre a modalidade, por meio deste contato com outras academias, contribuindo para o desenvolvimento do esporte”, comenta.

Já o atleta de Jundiaí, Gustavo Gomes de Almeida, de 37 anos, ressalta que a integração entre os praticantes do interior de São Paulo e academias é fundamental para a socialização. “Por isso, fiz questão de prestigiar e participar deste evento em Itupeva”, finaliza.