O itupevense Ricardo Novais Santos Carlos disputou mais uma competição internacional nesta semana, o Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação, competição que reuniu mais de 600 atletas de 20 países, incluindo 56 medalhistas paralímpicos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Ricardo disputou três provas de atletismo e, apesar de não ter conquistado nenhuma medalha, fez o seu melhor tempo nos 100 metros rasos, 11s80 uma excelente marca. No salto em distância, onde costuma se destacar bastante, infelizmente o atleta não conseguiu encaixar nenhum bom salto. Já nos 400 metros, prova que disputou pela primeira vez, também fez um bom tempo, 1min3.

“Foi um evento especial envolto a novas experiências por se trata de ser minha primeira competição oficial de cunho internacional. Consegui fazer meu melhor tempo nos 100m; nos 400m, prova em que nunca havia nem treinado, consegui um bom tempo e o salto, apesar de ter tido um desempenho que não foi um dos melhores em questão de resultados, mas houve um algo positivo no tocante à estabilidade em que, boa ou ruim, mantive uma média no desempenho durante a prova, algo que não tinha tido em provas anteriores. E o que podemos concluir é que foi um momento ímpar para mim, estar pela primeira vez competindo contra os melhores não só do Brasil como de vários países e consegui um ótimo desempenho que me faz enxergar um potencial horizonte a grandes conquistas no futuro próximo”, avaliou o atleta do Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva.




Ricardo com a sua técnica e criadora do PEPT, Jane Bergantin

O PROGRAMA ESPORTE PARA TODOS

O PEPT de Itupeva conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha e ciclismo, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, como a classificação para o Mundial das Olimpíadas Especiais que será disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.

A partir deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais da CPB.