O ano começou com uma notícia triste e inesperada para o futsal regional. A Copa TV Tem, torneio realizado pela afiliada da Rede Globo e um dos mais competitivos da região, não será realizada em 2019.

Primeiro campeonato da categoria no ano, seu cancelamento obriga as equipes itupevenses e refazerem o planejamento para 2019. 

“Como não terá a copa TV Tem, vamos continuar o trabalho com a equipe sub-20, visando a disputa dos Jogos Regionais; a nossa intenção é disputar a Liga Campineira, que servirá como base da nossa preparação e definição da equipe que irá para os Jogos”, explicou o professor Claudio Siani, técnico do time masculino. 

Rafael Betelli, que além de técnico do time feminino é coordenador da modalidade na Secretaria de Esportes e Lazer de Itupeva, lamentou: “É difícil. Era para ser nossa primeira competição no ano, estamos estudando outros campeonatos que possamos disputar. Mas a ausência da Copa TV Tem atrapalha para buscar apoio, era a competição que vinha como nosso carro-chefe, abrindo as disputas, sem ela fica mais difícil, já que a Copa TV Tem era um torneio de grande visibilidade. Infelizmente o esporte ainda sofre com a falta de incentivo”.



Cancelamento foi confirmado nesta semana

O Esporte Jundiaí confirmou que, de acordo com o coordenador de marketing da TV Tem, João Ártico, não haverá disputa em nenhuma das quatro regiões que a emissora é filiada: Bauru/Marília, São José do Rio Preto, Itapetininga e Sorocaba/Jundiaí. 

Oficialmente, a TV Tem informou que “está havendo uma reestruturação dos projetos com a Globo” e deixou aberta a possibilidade que a competição retorne em 2020. 

Segundo o Esporte Jundiaí apurou também, o torneio, que teve sua 15ª edição disputada no ano passado (antes se chamava Copa TV Aliança), vinha contando com cada vez menos apoio e interesse das cidades, com o número de participantes diminuindo.

Itupeva nunca levantou o troféu de campeão, mas chegou perto. Em 2017, a equipe foi vice-campeão, depois de perder a final para Itu. No feminino, o vice também foi a maior conquista, em 2015.