×

Mais um itupevense ganha ouro na República Dominicana

Mais um itupevense ganha ouro na República Dominicana

Depois da tenista Ana Paula Pereira ter conquistado um ouro no World Tennis Invitation da Special Olympics, que está sendo disputada em Santo Domingo, na República Dominicana, foi a vez de outro itupevense do PEPT – Projeto Esporte Para Todos subir ao lugar mais alto do pódio. William Camilo é o nome do atleta de Itupeva, que faturou a medalha de ouro nesta sexta-feira (16), em sua categoria. 

Essa foi a segunda medalha do tenista de 30 anos na competição, que na terça-feira (13), já havia conquistado um bronze na disputa de duplas unificada (em que joga com um parceiro sem deficiência). 






A ótima conquista também deixa empolgado o tenista itupevense, que no ano que vem estará novamente junto com a Seleção Brasileira, dessa vez nos Emirados Árabes, para disputar o Mundial das Olimpíadas Especiais. 

Special Olympics – A Olimpíadas Especiais é uma organização mundial sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual através do treinamento e competição esportiva durante o ano todo. O conceito da Olimpíadas Especiais (Special Olympics) nasceu na década de 60 quando a Sra. Eunice Kennedy Shriver começou a promover pequenos eventos esportivos para pessoas com deficiência intelectual nos jardins de sua residência. Hoje a Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é o único programa mundial de treinamento e competições esportivas para crianças e adultos com deficiência intelectual, presente em 180 países, com aproximadamente 3.5 milhões de atletas e 800.000 treinadores e voluntários. No Brasil, o movimento nasceu em 1990 no Distrito Federal com o nome de “Special Olympics Brasil” e atingiu 12 estados brasileiros. Em 2003, a “Olimpíadas Especiais Brasil” começou a trilhar um caminho para se tornar, em 2008, a Fundação Special Olympics Brasil. Hoje, a Fundação Special Olympics Brasil – SOB – possui 53.000 atletas cadastrados, sendo 14.000 em treinamento e 5.000 competindo, 10.000 voluntários, 3.000 famílias, 2.000 treinadores, 10 esportes.

Projeto Esporte Para Todos – O PEPT de Itupeva conta com cerca de 100 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha e ciclismo, e a professora Jane Bergantim, criadora e à frente do projeto na Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli e do estagiário Gustavo Rodrigues, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, como a classificação para o Mundial das Olimpíadas Especiais que será disputado em 2019, nos Emirados Árabes. Para mais informações, basta procurar a Secretaria de Esportes e Lazer no ginásio Dorival Raymundo ou entrar em contato pelo telefone 4591-1214.