Com o fim da temporada de temperaturas mais baixas e a reabertura da piscina municipal, marcada para o dia 15 de setembro, a hidroginástica retorna ao calendário de atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura no dia 26. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (3).

Modalidade que vai além da prática de exercícios físicos, a hidroginástica vem se mostrando cada vez mais uma alternativa para amenizar dores corporais como lombalgia e artrose, por exemplo, já que garante os mesmos benefícios de outras atividades, mas sem o impacto direto, que pode prejudicar as estruturas articulares.

“A hidroginástica trabalha com a prevenção, ela melhora a condição física para evitar possíveis lesões, problemas articulares e musculares. Como a água diminui em até 80% o impacto do peso, a atividade é recomendada principalmente para pessoas que tenham alguma restrição com o impacto, como algum problema no joelho ou articular. Mas isso não é uma regra, a hidroginástica é democrática, é recomendada para todo mundo, homens e mulheres, em qualquer idade”, explica o professor Diego Parra, da Secretaria de Esportes e Lazer. “É uma atividade que atende a necessidade de fortalecimento muscular e articular, mas com muito menos riscos do que atividades de grande impacto”, completa.




Graças aos benefícios que promove na qualidade de vida, a atividade costuma ser recomendada por médicos, como no caso de Marli Benedita Vicentino. “Eu fazia caminhada, porque amo fazer exercícios, e tive de parar porque ‘pegou’ meu joelho, vi que estava com problema muito sério nele. Por recomendação médica, comecei a fazer a hidroginástica e vi a diferença, que você nem imagina, não preciso tomar mais nenhum remédio para dor, sem contar que emagreci bastante, me sinto super bem”, conta ela, que completa 52 anos no próximo dia 26, justamente a data em que a modalidade será retomada para a população, o que ela classifica como um presente de aniversário: “Eu amo a hidroginástica, amo essa atividade”, comemora, ansiosa para voltar a praticar.

Segundo o professor Diego, as aulas são “semiabertas”, ou seja, não há formação de turmas, qualquer pessoa interessada pode praticar nos horários das aulas, desde que conte com a carteirinha da piscina com exame médico atualizado e também o atestado de saúde para a prática de atividades físicas, que deve ser apresentado junto a uma ficha de inscrição, no Ginásio Dorival Raymundo. A ficha de inscrição também pode ser baixada no site oficial da Prefeitura (www.itupeva.sp.gov.br), na área de Serviços Online.

A princípio, as aulas serão realizadas nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h45 às 11h30 e das 15h45 às 16h30.

Mais informações podem ser obtidas direto na secretaria ou pelo telefone 4591-1214.