×

Escolinha de futebol da Prefeitura pode ser caminho para realizar o sonho de ser jogador

Escolinha de futebol da Prefeitura pode ser caminho para realizar o sonho de ser jogador

O futebol é o esporte mais popular do mundo. No Brasil, por exemplo, é grande o número de jovens que sonham em seguir a carreira de jogador, inspirados por ídolos que deixaram uma vida humilde para brilharem nos gramados internacionais. O início dessa caminhada não é fácil, mas a Escolinha de Futebol da Prefeituraoferecida gratuitamente por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, pode ajudar sonhos a se tornarem realidade.  

A chance de seguir carreira no futebol profissional é muito pequena, mesmo quando o menino tem talento, porque a concorrência é muito grande. Aqui na Escolinha eles aprendem todos os fundamentos básicos, participam de competições e amistosos com equipes que costumamrevelar jogadores, o que aumenta essa chance”, explica Valdir Chamba, um dos professores, que trabalha com os alunocom idades entre 10 e 13 anos da modalidade. 




Os treinamentos são realizados no estádio Mário Milani (Centro de Lazer do Trabalhador) e no Campo do Santa Fé, que estava abandonado há anos e foi recuperado pela atual administração. O espaço foi cercado por alambrados, ganhou dois vestiários completos para os jogadores, inclusive com área de banho e chuveiros, vestiário para a arbitragem, depósito, bancos para acomodar os jogadores reservas, revitalização das travesampliação e troca parcial do gramado.  

A inscrição está disponível para meninos a partir dos anos de idade e logo o atleta pode ser integrado ao time da sua categoria para disputar competições, como os Jogos Regionais. Atualmente, quase 100 meninos participam dos treinamentos em alguma das categorias.  

“Temos meninos que levam bastante a sério o treinamento e participam de peneiras de times na região. É uma forma de ir atrás do sonho e aqui nós fazemos o possível para que eles tenham essa oportunidade e aumentem suas chances, adquiram disciplina e respeito pelo esporte”, comenta Gerson de Oliveira, professor que cuida das categorias mais jovens e também dos times de competição a partir dos 15 anos.

Em busca de um sonho 

Nos treinamentos, as camisas de muitos dos meninos não deixam dúvidas. Trazendo nomes de jogadores midiáticos como Neymar Jr., Coutinho e até Ronaldo Fenômeno (que aposentou dos gramados há uns anos), evidenciam algumas das inspirações dos jovens postulantes à próxima revelação do futebol. 

Com apenas 15 anos, Adriano Souza, morador do Parque dos Hortênsias, é um dos atletas que sonha com a carreira no esporte. “Pela idade ainda dá tempo e é uma coisa que depende muito de nós mesmos”, avalia o jovem, que tem como inspiração o volante Casemiro, do Real Madri e da Seleção Brasileira.  

Com 17 anos de idade, João Paulo Neto Araújo dos Santos, da Vila São João, treina desde os 11 em Itupeva. “Eu comecei no salão, daí vim para o campo e cresci bastante. Os treinamentos ajudam a desenvolver fundamentos, nos dá mais chance de tentar realizar o sonho, e acho que vale a pena seguir tentando”.  

O lateral Breno Muniz, de 17 anos, é um dos atletas que representou Itupeva nos Jogos Regionais este ano. “Pretendo ser jogador de futebol, que seja da vontade de Deus. Quando me falam para desistir, eu apenas desejo felicidade para eles, porque eu nunca vou desistir, vou até onde tiver esperança 

Serviço

Para se inscrever na modalidade, o interessado deve procurar a Secretaria de Esportes e Lazer, na Rua Profª Deolinda S. Camargo, 300 – Jd. São Vicente, para preencher a ficha de inscrição, que também pode ser baixada no setor de serviços online do site da prefeitura. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4591-1214.  

[masterslider id=”43″]