Chegou ao fim, no último sábado (14), a 62ª edição dos Jogos Regionais da 8ª região, disputada em Cerquilho, Boituva e Tatuí neste ano. Depois de dez dias de competições em que Itupeva esteve presente em boa parte das modalidades, o resultado conquistado – uma ótima 12ª posição entre 56 cidades inscritas – reafirma a força do esporte itupevense em toda a região.

Nessa edição, Itupeva teve uma delegação de 220 pessoas, entre atletas e comissão técnica, e competiu em 22 modalidades. Com 45 pontos conquistados, a 12ª posição deixou a cidade melhor colocada do que muitos municípios com tradição na disputa. Alguns atletas e equipes conquistaram também classificação para a 82º edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que será realizada em São Carlos em novembro.

“Muita satisfação e alegria pela ótima campanha, no entanto, tão importante quanto esta conquista foi a união, garra e determinação de nossas equipes e atletas que tão bem defenderam nossa cidade. Parabéns de coração a todos os atletas, dirigentes e a toda equipe administrativa da Secretaria, foi uma honra e uma felicidade imensa estar junto desta delegação durante o evento todo. Muito obrigado ao prefeito Marcão Marchi, ao vice Alexandre Mustafa e todas as secretarias municipais envolvidas pelo incentivo e suporte necessários para encarar esse desafio. Nosso obrigado também à JVA Compressores, pelo importante patrocínio deste ano”, comemorou o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.

A delegação da Prefeitura de Itupeva teve o apoio da JVA compressores, empresa que está há 15 anos instalada em Jundiaí e agora vai transferir sua sede para o município de Itupeva. 

Clique na imagem para ver a classificação completa das cidades



Confira como foi a participação de Itupeva em cada modalidade:

Atletismo: A equipe itupevense competiu com outras 36 cidades na modalidade. Conquistou bons resultados nas etapas eliminatórias, mas não conseguiu chegar ao pódio em nenhuma prova.

Atletismo ACD: Modalidade em que Itupeva brilhou, conquistando dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. Issac de Freitas Silva foi um dos destaques, com três ouros. Dayane Bandeira levou duas de ouro. Marcos Adriano Olivato ganhou duas pratas e uma de bronze. Beatriz Pinheiro Araujo fechou o quadro de medalhas, com duas de bronze. Os medalhistas com ouro ou prata se classificaram para os Jogos Abertos.

Basquete Feminino Sub-20: Modalidade em que Itupeva subiu ao pódio, conquistando a medalha de bronze, o que garantiu também a classificação da equipe para os Jogos Abertos.

Basquete Masculino Sub-20: Foram 14 cidades disputando. Enfrentando Tatuí, Jundiaí e Votorantim, Itupeva não conseguiu se classificar e caiu ainda na fase de grupos.

Bocha: Itupeva terminou na sétima posição entre 15 cidades.

Capoeira: Representada pela primeira vez pelo grupo Kizomba, Itupeva não chegou ao pódio, mas conquistou um honroso sétimo lugar (no masculino) dentre as 18 cidades na disputa.

Ciclismo: Os ciclistas itupevenses foram competitivos, mas não conquistaram medalhas. 19 municípios disputaram essa modalidade.

Futebol Masculino Sub-20: A equipe itupevense começou com uma boa vitória, mas depois não conseguiu a classificação na fase de grupos dessa modalidade que teve 42 cidades inscritas, uma das mais disputadas dos Jogos.

Futsal Feminino Sub-20: O jovem e inexperiente time se mostrou competitivo, mas não conseguiu passar pela fase de grupos. Terminou em sétimo dentre as dez equipes.

Futsal Masculino Sub-20: Depois de conquistar o vice-campeonato invicta no ano anterior, Itupeva enfrentou logo no primeiro jogo o campeão Alumínio. Com uma derrota por apenas um gol de diferença, os itupevenses acabaram caindo na fase de grupos, já que só um time de cada grupo seguia na competição e uma derrota decretava a eliminação. 34 municípios competiram nessa modalidade.

Karatê: Outra modalidade em que Itupeva subiu ao lugar mais alto do pódio. Foram dois ouros, com Douglas Ramos – maior medalhista itupevense na história dos Jogos – e Wagner Lucio da Silva. Matheus Mafra e Julia Sangaletti de Souza conquistaram prata. Na classificação geral, Itupeva ficou em quarto lugar no masculino, que tinha 17 cidades; e em sétimo no feminino, em que competiram 16 municípios. Os dois atletas que conquistaram ouro vão para os Jogos Abertos.

Malha: Modalidade em que Itupeva mais surpreendeu, conquistando a quinta posição entre 17 equipes, melhor classificação do município na história dos Jogos.

Tênis de Mesa Masculino Sub-20: Itupeva disputou pela primeira vez essa modalidade no sub-20, com equipe formada por seis atletas, que fazem aula no Nissei Clube e também em um projeto da Igreja Presbiteriana. Foram 13 cidades competindo.

Tênis Masculino Sub-20: Também trouxe uma medalha para Itupeva com Davi Zancope e Pedro Marchi Castelo, que conquistaram o bronze. A medalha garantiu a classificação para os Jogos Abertas.

Vôlei de Praia Feminino: As itupevenses passaram pela fase de grupos, mas caíram nas eliminatórias antes da disputa de medalhas. Foram 22 cidades competindo.

Vôlei de Praia Masculino: Doni Luis Lopes e Alexandre Sanches conquistaram a medalha de bronze, mas ficaram muito próximos da medalha de ouro. A dupla acabou perdendo a semifinal para Sorocaba (que disputa o circuito nacional e terminou campeã), mas se classificou para os Jogos Abertos. 23 cidades competiram.

Vôlei Feminino: Itupeva duelou com 15 equipes. Conseguiu a classificação na fase de grupos e terminou na sexta posição.

Vôlei Masculino: Com 19 equipes na disputa, Itupeva foi bem, até cair para Tatuí. Terminou em quinto lugar.