Pense em um atleta que, na mesma competição, termina com a medalha de ouro nos 100 e nos 200 metros rasos. Pensou no Usain Bolt? Pois então adicione mais uma medalha de ouro no Salto em Distância e na Natação 100 metros livre, além de uma prata nos 100 metros costas e bronze nos 50 metros livre. Impossível?

Não para o itupevense Ricardo Novais Santos Carlos, atleta do PEPT – Projeto Esporte Para Todos de Itupeva, que realizou essas conquistas nesse último fim de semana, durante os Jogos Paralímpicos Universitários, que contou com mais de 200 atletas disputando provas de atletismo, natação, judô, parabadminton, bocha e tênis de mesa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Ricardo contou também com o auxílio das técnicas, as professoras Jane Bergantin, criadora do PEPT e à frente do Projeto em Itupeva, e Alessandra Gilioli, e foi um dos destaques da competição, terminando o evento com 6 medalhas, sendo 4 de ouro, além da conquista do índice para disputar o brasileiro no Salto em Distância, ao atingir a marca de 5m44.

A abertura dos Jogos Paralímpicos Universitários 2017 foi nessa última quinta-feira (27), com cerimônia realizada no Centro de Treinamento Paralímpico com a participação de membros da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, representantes da prefeitura de São Paulo, da secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que foi o responsável por abrir oficialmente a competição.

O presidente do CPB, Mizael Conrado, ressaltou a importância de organizar a competição em parceria com a CBDU. “A realização da segunda edição dos Jogos Paralímpicos Universitários é um motivo de muita celebração. Essa era uma dívida que nós do CPB tínhamos com o paradesportista universitário do Brasil. Felizmente, no ano passado, realizamos a primeira edição e, agora, com a parceria com a CBDU, quando conseguimos reunir um número importante de atletas universitários “, observou.

A competição deste ano reuniu 200 atletas de 20 estados e do Distrito Federal com provas disputadas na sexta-feira (28) e sábado (29).

O atleta Ricardo é deficiente visual, treina desde agosto de 2014 e já coleciona algumas conquistas, como medalhas nos Jogos Regionais e nos Jogos Paralímpicos Universitários, que foi disputado no fim do ano passado, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, quando ganhou uma medalha de prata nos 100 metros rasos. Recentemente, também conquistou uma medalha no Circuito Loterias Caixa, o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo; medalhas no XIII Troféu Sérgio Del Grande e na Federação Paulista de Desporto Para Cegos.

O Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva foi idealizado pela professora da secretaria de Esportes e Lazer, Jane Bergantin, para aumentar a inclusão e garantir condições para pessoas com deficiência, inclusive atletas. Foi implantado no município em 2014 e Jane continua à frente do projeto, com auxílio da professora Alessandra Gilioli, atendendo dezenas de atletas com deficiência em modalidades como atletismo, natação, ciclismo, tênis de campo e outros.