A secretaria de Esportes e Lazer realizou, nessa terça-feira, 9, uma reunião com representantes de várias secretarias da Prefeitura para iniciar a preparação para o Dia do Desafio 2017 – Você se mexe e o mundo mexe junto, que esse ano será realizado no dia 31 de maio, uma quarta-feira.

Durante a reunião, realizada no HTPC, o secretário da Pasta, Robinson Toledo, falou sobre o evento, que é mundial, e da importância do engajamento: “Existe essa preocupação de incentivar as atividades físicas, em todas as faixas etárias, fazer um alerta contra o sedentarismo, então o Dia do Desafio busca tornar mais ampla essa discussão”, explicou.

O secretário também fez orientações sobre a organização do evento, sobre o suporte que será oferecido, quais atividades podem ser realizadas e vários detalhes para que todos possam aderir. Esse ano, Itupeva terá como rival a cidade de Pacho, localizada em Cundimarca, na Colômbia. A expectativa da secretaria de Esportes é poder superar os números dos anos anteriores, contando com a participação, além das modalidades esportivas que são realizadas pela pasta, de todas as secretarias, escolas, creches, academias e empresas do município.

Essa é a 23ª edição do Dia do Desafio, criado na década de 80 no Canadá, promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e realizado no Brasil desde 1995 pelo Sesc-SP, que passou a coordenador o evento em todo o continente americano a partir de 2000, é a maior campanha do mundo para incentivo à prática regular de atividade e esporte, com o objetivo de propor uma competição amigável entre as pessoas, organizações e cidades. No ano passado, a atividade contou com mais de 48 milhões e 100 mil participantes, de 3.697 cidades em 20 países diferentes.

“Queremos que esta ideia contagie cada uma das comunidades participantes do Dia do Desafio e crie motivações para que as pessoas, ao seu modo e seu tempo, descubram com entusiasmo a importância da mudança de comportamento. O Caminho que nos desafia é inspirador e precisamos continuar nos preparando para a mudança de paradigma, que resulta na construção de cidadãos mais ativos, transcendendo a opção pela inatividade”, declarou a Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias.

Itupeva se mexe desde 2004

Os itupevenses aderiram ao Dia do Desafio em 2004. Naquele ano, com população estimada em pouco mais de 26 mil, 7.947 pessoas aderiram às atividades, já um ótimo percentual de 30% para sua estreia no evento. Em 2007, a cidade atingiu sua maior marca na história do Dia do Desafio, mobilizando 47% de sua população nas atividades. Naquele ano, foram 12.352 pessoas praticando atividades no dia. No ano passado, a cidade chegou a atingir 12.680 participantes, para população estimada de quase 45 mil pessoas, ou seja, 28% da população participou de alguma maneira.

Esse ano, Itupeva disputa com a cidade de Pacho, uma pequena cidade colombiana com menos de 30 mil habitantes e localizada a 88 quilômetros da capital Bogotá. Com atividades organizadas em escolas, creches, locais públicos, empresas e academias, a Prefeitura espera mais uma vez contar com a população para uma bela participação no Dia do Desafio e, principalmente, destacar a importância da prática de atividades físicas e da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

Mais informações sobre o Dia do Desafio podem ser obtidas no site oficial, na página de Itupeva.