×

Itupevense estreia com vitória nos Jogos Latino-Americanos

Itupevense estreia com vitória nos Jogos Latino-Americanos

Estrearam, nessa segunda-feira, 24, nos Jogos Latino Americanos das Olimpíadas Especiais, os itupevenses Francisco Marques de Souza e Mateus Gabriel da Silva, atletas de tênis de campo do PEPT – Projeto Esporte Para Todos, que foram selecionados para compor a Delegação Brasileira nessa terceira edição da competição, realizada no Panamá.

Francisco foi o primeiro a entrar em quadra e, contra tenista de Porto Rico, conquistou a vitória por 2 sets a 0. “Foi um jogo muito disputado, a cada ponto ele vibrava muito”, explicou a técnica do atleta no PEPT, Jane Bergantin. Já o jovem Mateus enfrentou representante da República Dominicana e, apesar de muito equilíbrio na disputa, acabou superado também por 2 a 0.

Já nessa terça-feira, 25, os itupevenses estrearam na disputa de duplas e acabaram sofrendo derrota para República Dominicana, por 2 a 0. A dupla volta à quadra ainda hoje, para partida decisiva.

<Atualização: infelizmente, apesar de jogarem bem melhor do que na partida anterior, os itupevenses sofreram segunda derrota, dessa vez para o Uruguai, por 2 a 0, e não tem mais chances de medalhas da disputa por duplas>

Os Jogos seguem até essa sexta-feira, dia 28 de abril.

Os tenistas itupevenses conquistaram vaga para integrar a Delegação Brasileira depois de se classificarem nas seletivas. Francisco, mais experiente, tem 48 anos, com pelo menos 13 desses dedicados à prática do tênis, acompanhado sempre por Jane. Mateus, de apenas 14 anos, está iniciando sua carreira esportiva e já tem entre suas conquistas essa classificação para os Jogos.

Essa é a terceira edição dos Jogos Latino-Americanos, que fazem parte das Olimpíadas Especiais. O Brasil enviou 37 atletas para a competição, que conta com 800 competidores de 18 países.

O Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva foi idealizado pela professora da secretaria de Esportes e Lazer, Jane Bergantin, para aumentar a inclusão e garantir condições para os atletas com deficiência. Foi implantado no município em 2014, atendendo dezenas de atletas com deficiência em modalidades como atletismo, natação, ciclismo, tênis de campo e outros.