Tenistas itupevenses do PEPT embarcam para os Jogos Latino-Americanos
Embarcaram para o Panamá na noite dessa quarta-feira, 19, os dois atletas itupevenses do PEPT – Projeto Esporte Para Todos, Francisco Marques de Souza e Mateus Gabriel da Silva, que vão integrar a Delegação Brasileira para os Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, disputadas entre 20 e 28 de abril.
Tenistas de qualidade e integrantes do PEPT, sob orientação das professoras da secretaria de Esportes e Lazer, Alessandra Gilioli e Jane Bergantin, que foi a idealizadora do projeto na cidade, os dois atletas conquistaram as vagas disputando as seletivas no ano passado e vão representar a região nos Jogos, competindo na modalidade de tênis de campo.
No mês passado, junto com outros atletas da Delegação Brasileira, os dois tenistas foram até o Rio de Janeiro para um treinamento especial para a competição.
“A gente fica muito feliz por eles e sente muito orgulho pelas conquistas, por estarem representando nossa região junto com a Delegação Brasileira em um evento tão importante. Acredito que ambos têm boas chances e tenho certeza de que vão brilhar nos jogos, pois são ótimos atletas”, elogiou Jane, a técnica itupevense.
Francisco, de 48 anos, pratica tênis desde 2004, quando Jane iniciou o trabalho com atletas com deficiência na cidade. Essa foi a primeira vez que conseguiu se classificar na seletiva. Já Mateus está começando sua carreira esportiva e, com apenas 14 anos, é uma grande promessa para a modalidade.
Essa é a terceira edição dos Jogos Latino-Americanos, que fazem parte das Olimpíadas Especiais. O Brasil está enviando 37 atletas para a competição, que contará com 800 competidores de 18 países. Além dos dois itupevenses, quatro jundiaienses também se classificaram.
O Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva foi idealizado pela professora da secretaria de Esportes e Lazer, Jane Bergantin, para aumentar a inclusão e garantir condições para os atletas com deficiência. Foi implantado no município em 2014, atendendo dezenas de atletas com deficiência em modalidades como atletismo, natação, ciclismo, tênis de campo e outros.