Os meninos do futsal da Prefeitura de Itupeva entraram em quadra nessa quarta-feira, 19, com a difícil missão de manter a invencibilidade no ano, com cinco partidas sem saber o que é perder. Desgastado pela dura partida de segunda-feira, 17, quando conquistou a classificação para a semifinal da Copa TV Tem, e atuando com equipe mista, o time acabou sofrendo a primeira derrota, diante o DNA, por 5 a 2.

As dores que Rômulo, goleiro titular itupevense, sentiu logo no início do jogo e o obrigou a pedir substituição, indicavam que a decisão do técnico Cláudio José Batista, de escalar os jogadores que haviam atuado menos até então, foi acertada, já que visava preservar os atletas mais cansados.

O time do DNA, que vinha de derrota, nada tinha a ver com a ótima campanha de Itupeva na Copa TV Tem e partiu para cima. O jogo foi equilibrado e o 1 a 1 seguiu no placar por boa parte do primeiro tempo. Antes do final da primeira etapa, no entanto, DNA conseguiu a vantagem e, na sequência, aproveitando-se de um mal momento da equipe itupevense na partida, abriu 5 a 1 de vantagem. Aos poucos, Itupeva conseguiu recuperar o controle e equilibrar novamente a partida, chegando ao segundo gol. Mas já era tarde e o jogo terminou mesmo com a primeira derrota do futsal masculino no ano. Vinícius e Thiago Romera marcaram por Itupeva. 

“Além do cansaço pelo jogo de segunda, também atuamos com o time misto, teve momentos que em quadra estavam quatro garotos que nunca haviam jogado juntos ainda”, explicou o técnico Cláudio. “Infelizmente, o calendário de jogos nos prejudicou um pouco, sabíamos que seria difícil hoje aqui”, continuou. “Mas o importante é manter o foco para a primeira partida da semifinal na semana que vem, sei que essa derrota de hoje não vai abalar o time, eles estão muito determinados”, completou.

A derrota deixou o time de Itupeva na sexta posição na tabela.

O próximo desafio do time é na próxima segunda-feira, 24, em Jundiaí, quando enfrenta Alumínio, pela primeira partida da semifinal da Copa TV Tem.

Além do professor Cláudio, como técnico, o time também conta com assistência dos também professores da secretaria de Esportes e Lazer, Glauco R. Silveira, Oscar Zacarias (Tilão), e Rafael Betelli, que também é coordenador da modalidade na Prefeitura e técnico do time feminino.

O elenco é composto por Rômulo e Bertão (goleiros), Lucas Leandro, Gustavo Lima, Guilherme Ito, Gabriel Fernandes, Lucas Paixão, Renan Randa, Davi Boleta, Preto do Monte, Vinícius Teixeira, Júlio Cesar, Thiago Romera, Alexandre Silva, Leonardo Machado, sendo que 7 deles são Sub-21.

Na Copa Lance Livre, todos os dez times se enfrentam em turno único e os quatro melhores se classificam para as semifinais. Os seis times que não se classificarem, disputam o Torneio da Amizade.

Confira a tabela (Todos os times, com exceção de Valinhos, tem um ponto não creditado na tabela, por terem participado da abertura):