×

Muay Thai: os benefícios do boxe tailandês

Muay Thai: os benefícios do boxe tailandês

Jean Claude Van Damme pode até beirar o ostracismo cinematográfico hoje em dia, mas, em 1989, Kickboxer, seu primeiro grande sucesso, foi importante responsável por chamar atenção para o Muay Thai, o boxe tailandês, afinal, não foram poucos os garotos que se interessaram por aquela arte marcial que usava joelhos, cotovelos e até canelas (e a cena do até então campeão no filme, Tong Po, treinando em um pilar de concreto é inesquecível) para derrotar os adversários.

Conhecido como a luta das 8 armas, pois usa as duas mãos, os dois cotovelos, os dois joelhos e os dois pés para desferir golpes simultâneos, o Muay Thai, de lá para cá, expandiu sua importância, passou a ser tão obrigatório quanto o Jiu-jitsu para lutadores de MMA e, mais recentemente, se tornou uma atividade bastante procurada nas academias. Mas por que um estilo de luta, considerado agressivo, transcendeu os ringues e passou a ser tão procurado não apenas por praticantes de artes marciais, mas também por pessoas que buscam apenas um aprimoramento físico?

“A Arte ganhou popularidade por dar grandes benefícios a seus adeptos pois, além de preparar para as situações da vida, traz saúde, autocontrole emocional, agilidade de raciocínio e o principal de tudo: disciplina”, explica o instrutor da academia Inove Fistness de Itupeva, Onivaldo Brito de Oliveira, que é Kruang Azul (o Kruang é uma corda trançada, que é amarrada ao braço do atleta e possui cores que identificam sua graduação na arte. Algumas fontes apontam que o nome correto é Praijed e o Kruang é a esfera, com a imagem de um Buda, dentro da corda).

Prof. Onivaldo, Prof. Ronaldo, Prof. Márcio e Mestre Walter

Iniciando os treinamentos em 1996, na academia Real Sport e Vida, sob os ensinamentos do Mestre Walter Santos (Kruang Preto, 3º Dan), Onivaldo conta que foi só alguns anos depois que o Muay Thai foi implantado. “Junto com o Hapkido, arte marcial coreana que ensina defesa pessoal e técnicas de chutes e socos, o nosso mestre nos treinos ensinava o Kickboxing, arte marcial americana e, mais ou menos no ano de 2000, quando Muay Thai começou a ganhar força no Brasil, implantamos as técnicas de joelho e cotovelo, que não usávamos. Hoje, nossa equipe Real Sport Vida (Mestre Walter Santos e sob orientação do Grão-Mestre Álvaro de Aguiar) está preparando novos adeptos à arte na Academia Inove Fitness, com vários alunos satisfeitos com o resultado alcançado”, completa.

Alunos da turma noturna de Muay Thai da Inove Fitness – equipe Real Sport Vida

Além de ser uma atividade democrática, que pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade, “os professores, instrutores e mestres vão preparar a aula de acordo com o perfil da pessoa, mas é muito importante, antes de ingressar, ter o aval de um profissional na área de saúde (médico)”, como aponta Onivaldo, o Muay Thai atraiu muitas pessoas graças aos benefícios que traz aos praticantes: “A pessoa que pratica o Muay Thai fica satisfeita, pois essa arte consegue tratar do corpo e também da mente, com benefícios como a perda de peso rápido, resistência física, controle cardiorrespiratório, diminuição do stress do dia-a-dia, melhor relacionamento familiar e conjugal, entre outros”, acrescenta o instrutor.

Seja para os amantes das artes marciais, que buscam conhecer mais sobre uma luta criada há mais de dois mil anos e cuja história se confunde com a do próprio país de origem, a Tailândia, onde sua prática é tão comum quanto o futebol para os brasileiros, ou para quem busca uma forma intensa de melhorar o preparo físico e uma atividade estimulante e desafiadora, o Muay Thai passou a ser uma ótima opção.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o Muay Thai, começar a praticar ou mesmo se interessar por outras atividades físicas, pode procurar a Academia Inove Fitness, que fica na Rua Prefeito José Carlos, 105 – Jd. Ana Luíza.

O mestre Walter (ao centro) com o instrutor Onivaldo e a esposa Eliane