O itupevense Ricardo Novais Santos Carlos conquistou três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias nessa quinta (25) e sexta-feira (26). Esta é a terceira edição da competição, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 382 atletas de 21 estados e mais o Distrito Federal. 




Na quinta, Ricardo conquistou a prata nos 100 metros rasos, melhorando, inclusive, seu tempo, terminando com 11’47. Nos 400 metros ele também foi ao pódio, terminando com o bronze. Já na manhã desta sexta, ele faturou sua segunda medalha de prata, no salto em distância, prova em que costuma se destacar bastante. 

Recentemente, o atleta, que faz parte do Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva, fez parte da delegação brasileira na disputa dos Jogos Regionais em Sorocaba, onde conquistou várias medalhas, que garantiram vaga para disputar os Jogos Abertos, no final do ano em Marília. 




Sobre o PEPT

Desde o início deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro, como o Circuito Loterias Caixa, entre outros. 

Atualmente, o Projeto conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha, ciclismo, ginástica e dança, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, inclusive medalhas no Mundial das Olimpíadas Especiais, que foi disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.