×

19ª Festival Especial Regional de Atletismo foi nesta quarta, 17

19ª Festival Especial Regional de Atletismo foi nesta quarta, 17

A manhã desta quarta-feira (17) foi de muita alegria e inclusão no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão), em Jundiaí, que recebeu a 19ª edição do Festival Especial Regional de Atletismo (FERA), organizado pelo PEAMA. 

22 alunos do Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva, acompanhados pela professora Jane Bergantin, idealizadora do projeto, e da professora Alessandra Gilioli, se juntaram a mais de 200 atletas de entidades de cidades da região. 

Os itupevenses participaram das competições de atletismo, como das provas de revezamento unificado, com três crianças sem deficiência acompanhando crianças com deficiência e, ao final do evento, todos foram premiados com medalhas e cada entidade também recebeu um troféu. 

O FERA tem o objetivo de integrar os atletas e ressaltar a importância de praticar atividades físicas. É voltado principalmente para iniciantes, que tenham ou não alguma vivência esportiva, mas também abre espaço para os mais experientes, como alguns atletas do PEPT que já brilharam em campeonatos. 

Um dos atletas que já passou pelo FERA e se destacou no cenário internacional é Cristian Ribeira, que começou sua carreira esportiva no PEAMA em Jundiaí e, em 2018, conquistou um inédito sexto lugar na prova de 15 km do esqui cross-country dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul. O resultado é o melhor já conquistado pelo Brasil em Jogos de Inverno Olímpicos e Paralímpicos, além do melhor entre sul-americanos na história da competição paralímpica. 




[masterslider id=”54″]
O Programa Esporte Para Todos – O PEPT de Itupeva conta com cerca de 60 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha e ciclismo, e a professora Jane Bergantin, criadora e à frente do projeto na Prefeitura de Itupeva, conta com o auxílio da também professora Alessandra Gilioli, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram várias conquistas, como as medalhas conquistadas no Mundial das Olimpíadas Especiais, que foi disputado em março deste ano, nos Emirados Árabes.

A partir deste ano, o PEPT se tornou a Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva – AEPI, o que possibilita que participe de competições oficiais da CPB.