×

Luta de Braço foi atração esportiva do último domingo (15)

Luta de Braço foi atração esportiva do último domingo (15)

Itupeva recebeu pela primeira vez um campeonato de Luta de Braço, competição que contou com o apoio da Prefeitura de Itupeva, realizada no Ginásio Dorival Raymundo. Mais de 40 atletas participaram, divididos em categorias por peso, no masculino e no feminino.

“É uma alegria estar recebendo os atletas de Luta de Braço pela primeira vez em nossa cidade, parabenizo a todos que estão batalhando para divulgar este esporte pouco falado em nosso país. Também agradeço a homenagem que recebi, falo de coração, não esperava receber esse troféu, muito obrigado aos organizadores”, comentou Robinson Toledo, secretário de Esporte e Lazer, que foi homenageado por ajudar na divulgação do esporte na região.

Robinson recebendo a homenagem

Quem compareceu no Ginásio Dorival Raymundo pode presenciar mais de 100 combates. “Só tinha visto uma luta dessa na televisão, ver de perto me chamou muita atenção, os lutadores não usam só a força, vi que existe uma técnica e claro tem que se preparar muito antes de chegar a competir”, disse Renato Grizoti, vendedor autônomo.

Entre os lutadores em destaque estava Gérson Antônio, atleta com mais de 300 títulos na carreira, sendo 13 Campeonatos Paulistas e 11 Brasileiros, além de ficar entre os cinco melhores nos mundiais dos Estados Unidos e Itália.





“Pra mim esse esporte é a motivação para treinar e me dedicar a uma competição, desta maneira estou cuidando do meu corpo, praticando exercício e me alimentando de maneira saudável”, disse Gérson Antônio, que levou para Jaguariúna dois títulos no Sênior (Acima de 100kg / Braços Direito e Esquerdo), um no Máster (Acima de 100kg /Braço Direito) e a segunda colocação do Máster (Acima de 100kg /Braço Esquerdo).

O evento contou com a participação de mais de 10 cidades. O município itupevense também teve seus representantes. “É um esporte que muitos acreditam que se ganha na força, mas tem uma técnica envolvida e a concentração é fundamental. Parabéns aos organizadores e a Prefeitura que apoiou este evento”, falou Humberto Facchini, caminhoneiro, que ficou com o segundo lugar na Sênior (até 100kg / Braço Direito).

Superação – Mesmo com deficiência no lado direito do corpo, o atleta Nei Araújo, da cidade de São Miguel Arcanjo, fez questão de disputar, e o resultado é o que menos importou para o lutador.

“Isso pra mim é um lazer, desde que descobri essa deficiência em meu lado direito, nunca abaixei a cabeça e continuei treinando, sou apaixonado pela Luta de Braço, gosto de competir sem pensar em resultados, é maravilhoso estar com os amigos, esse esporte faz parte da minha vida”, ressaltou Nei Araújo.

Para o organizador do evento, Maurício Bugueno, esse é um esporte que tem muitos atletas, porém precisa ser mais divulgado. “A importância deste esporte não foge a filosofia dos outros, trabalhamos com o objetivo de tirar as pessoas de seus vícios e passarem a ter uma vida saudável na base esportiva, sem falar no lado amigo, quando nos encontramos, nos respeitamos e procuramos priorizar a amizade”, disse o organizador.

O 1º Campeonato Aberto Luta de Braço de Itupeva também teve seu lado social, arrecadando alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.