Conquistas nos Jogos Abertos são resultados de investimento nos esportes
Itupeva teve uma participação marcante nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que esse ano chegou à sua 81ª edição e foi sediada em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.
Quatro modalidades, que conquistaram a classificação nos 61º Jogos Regionais, disputados em julho em Sorocaba, representaram a cidade e as conquistas, com duas medalhas de ouro, no karatê e no atletismo ACD, que também ganhou uma prata, refletem não apenas a capacidade dos atletas itupevenses, mas também o trabalho de reestruturação do esporte que a Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, vem buscando realizar no município, que sofria com o descaso na área nos últimos anos. Basta lembrar que em 2016 Itupeva sequer participou dos Jogos Regionais.
Um bom exemplo é o futsal itupevense que, pela primeira vez em muito tempo, valorizou os atletas da cidade, que corresponderam à confiança e tiveram um ano de conquistas: vice-campeão da Copa TV Tem, um dos mais importantes e disputados campeonatos da região; campeão do Torneio da Amizade; e vice-campeão dos Jogos Regionais. A jovem equipe, com média de idade de 17 anos, disputou o sub-21 e terminou em sexto lugar nos Abertos, depois de ter ficado a um gol da classificação na fase de grupos.
O vôlei feminino, que também optou por apostar na renovação e competir com uma equipe mais jovem, com média de 17 anos, foi outro dos destaques itupevenses e, mesmo diante cidades fortes e tradicionais na modalidade, sagrou-se vice-campeão nos Jogos Regionais e conquistou a vaga para os Abertos tendo encerrado sua participação na sétima posição.
Merecem destaque nos Jogos Abertos também o atletismo ACD, cujos atletas do Projeto Esporte Para Todos – PEPT de Itupeva, Isaac Silva e Joab Gomes, repetiram os resultados dos Jogos Regionais e conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata nos 100 metros rasos, respectivamente.
No karatê, mais um destaque. Douglas Ramos conquistou o ouro no individual, se tornou bicampeão por Itupeva e o maior ganhador de medalhas nos Jogos Abertos pela cidade.
Para voltar a entrar no mapa esportivo da região e do estado, o trabalho da Prefeitura foi fundamental e a participação de parceiros na cidade também fez a diferença. Para essa competição, a delegação itupevense contou com o patrocínio de duas empresas, A HB e a Marfrig.
Recentemente, o prefeito Marcão Marchi se reuniu com os atletas, técnicos e com representantes dos patrocinadores da delegação itupevense, Henrique Zorzi, técnico de segurança da empresa de óculos HB, Alcides José Bérgamo, diretor da Marfrig, e Silvio Alves, gerente da Marfrig, para parabenizar os esportistas e agradecer o apoio das empresas.
Sobre a HB
A HB – Hot Buttered Surfboards foi fundada em 1971 pelo surfista australiano Terry Fitzgerald e chegou a Itupeva em dezembro de 2000, por meio da empresa brasileira Suntech Supplies, que detém os direitos da marca em território nacional. Além dos óculos de sol, a HB vem expandindo sua linha de produtos no mundo, que conta também com pranchas, skates, roupas, mochilas e acessórios para pranchas.
Entre as iniciativas da HB, estão apoios destinados às modalidades esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer e também ações sociais, como a doação de armações de óculos para alunos da rede municipal de ensino.
Sobre a Marfrig
A Marfrig Global Foods, uma das maiores fornecedoras de alimentos industrializados e produtoras de carne bovina do mundo, inaugurou sua unidade em Itupeva em 2014. A multinacional possui dezenas de unidades no Brasil e está presente em países como Estados Unidos, Chile, China, Austrália e outros.
“A nossa empresa sempre esteve envolvida no meio esportivo. O que estiver dentro do nosso orçamento, vamos colaborar com muito prazer”, comentou o diretor Alcides José Bérgamo.