Itupeva terá dois atletas disputando atletismo ACD nos Jogos Abertos
Dois atletas itupevenses estarão representando a cidade no Atletismo ACD (Atletas Com Deficiência) nos 81º Jogos Abertos nesse ano. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho do PEPT – Projeto Esporte Para Todos, criado pela professora Jane Bergantin e mantido na Prefeitura de Itupeva pela secretaria de Esportes e Lazer, tendo a própria Jane à frente, com auxílio da também professora Alessandra Gilioli e do estagiário Gustavo Rodrigues.
“É a primeira vez desses dois atletas em Jogos Abertos e isso é muito importante, é um campeonato onde estarão presentes os melhores do estado em suas categorias, o que possibilita que eles percebam que podem mais”, explica Jane, apontando também que Itupeva já disputou os Jogos Abertos no atletismo ACD em anos anteriores.
Isaac de Freitas Silva e Joab de Moura Gomes vão disputar a prova dos 100 metros, considerada a mais nobre do atletismo e também uma das mais exigentes, já que não há tempo para falhas em seus poucos segundos de duração.
Isaac começou a treinar apenas esse ano, e nos Jogos Regionais, disputados em Sorocaba, em julho, conquistou a classificação para os Jogos Abertos ao conquistar a medalha de ouro nos 100 metros rasos, na categoria T35. Joab, que acumula uma experiência maior, já que iniciou os treinamentos no ano passado, foi prata na prova, na categoria T47.
As provas do Atletismo ACD serão realizadas no dia 22, quarta feira.
Sobre o PEPT
Atualmente, o PEPT conta com cerca de 80 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, natação, tênis, bocha e ciclismo, em aulas que são realizadas no Parque da Cidade, na academia Kim Tênis e no S.B.R.I. Alguns desses alunos participam de competições e já tiveram conquistas, como Ricardo Novais, que já ganhou algumas medalhas em provas de corrida, a última no Circuito Loterias Caixa; e os tenistas Matheus e Francisco, que integraram a Delegação Brasileira nos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais disputados no Panamá, em abril, e retornaram ao país com medalhas. No início desse mês, mais quatro tenistas conquistaram vaga para disputar o Mundial das Olimpíadas Especiais, que será disputado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, em 2019.
Sobre os Jogos Abertos
É a maior competição deste segmento na América Latina, conta com aproximadamente 15 mil atletas participantes. Nomes como Diego Hypólito, Jadel Gregório, Hugo Hoyama, Hortência, “Magic” Paula e Fabiana Murer foram revelados nos Jogos. A competição é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) em parceria com a cidade sede, que esse ano são cinco: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.
Para se classificar para os Jogos Abertos, as cidades do estado participaram dos Jogos Regionais em oito regiões distintas, que classificaram campeão e vice de cada modalidade.
O torneio será disputado de 15 a 25 de novembro. A abertura está marcada para o dia 17, às 19h, no Ginásio Paulo Cheidde (Baetão), em São Bernardo. O encerramento do evento acontece dia 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.