×

Futsal sub-21 está pronto para estreia nos 81º Jogos Abertos

Futsal sub-21 está pronto para estreia nos 81º Jogos Abertos

Depois de uma participação histórica nos Jogos Regionais, que resultou na conquista invicta do vice-campeonato em uma final que foi decidida apenas nos pênaltis, o time de futsal da Prefeitura de Itupeva está pronto para a disputa dos 81º Jogos Abertos.

O futsal itupevense estreia nos 81º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” no sábado, dia 18, contra o time Bragança Paulista, às 10h, no CP Joaquim Cambauva Rabello, em São Caetano do Sul. No domingo, às 15h30, a equipe enfrenta Fernandópolis, no Clube Mesc, em São Bernardo do Campo.

Jogos Regionais foi mais uma conquista do futsal itupevense em 2017

Disposta a fazer história também na competição mais importante do estado, a equipe chega trazendo na bagagem conquistas importantes no ano: além do vice nos 61º Jogos Regionais em Sorocaba, foi também vice-campeão da Copa TV Tem, competição que reúne equipes fortíssimas da região; e campeão do Torneio da Amizade, o que garantiu o quinto lugar na Copa Lance Livre.

Os bons resultados são consequência do investimento no esporte feito pela Prefeitura que, a partir desse ano, optou por valorizar os atletas do município. “Quando decidimos montar o time para a Copa TV Tem apenas com jogadores daqui, sem trazer ninguém de fora, teve muita gente que estranhou e nem acreditou. Mas foi fundamental para valorizar os meninos da cidade e para o trabalho de renovação que buscamos”, explica o técnico da equipe e um dos professores de futsal da secretaria de Esportes e Lazer, Cláudio Siani. “Então a maioria dos atletas que disputou a Copa TV Tem foi base para o time da Copa Lance Livre, dos Jogos Regionais, e agora dos Jogos Abertos.”, continua. “E esse ano passamos a ter respeito nas competições, ser um time temido, mesmo atuando com um time bastante jovem, com média de idade entre 17 e 18 anos”, completa.

O trabalho efetivo de valorização da Prefeitura já pode ser visto não apenas nos resultados obtidos nas competições, mas também na ação social que o esporte é capaz: “Tivemos um aumento considerável de garotos se inscrevendo para participar dos treinos e todas as turmas estão praticamente lotadas. Isso é importante não só para a formação de uma equipe forte, mas também porque o esporte pode mudar a vida de um menino desses, mantê-lo afastado das ruas e das drogas. Eles acabam tendo confiança em nosso trabalho, no que falamos de dar prioridade no pessoal da cidade, só atletas daqui. Com os resultados vindo, eles se sentem valorizados, confiantes para continuar jogando”, conclui o técnico itupevense.

Eduardo Correia de Oliveira é um dos atletas mais jovens do time e está empolgado com a competição: “Representar minha cidade é a maior honra da minha vida, ainda mais numa competição importante como essa. Sou um dos mais jovens do grupo mas não vou me intimidar não, mesmo com esse timaço que Itupeva tem, cheio de ótimos jogadores, é muito bom poder treinar com esse time, vai agregar muito em minha vida ou em minha possível carreira”.

Sobre os Jogos Abertos

É a maior competição deste segmento na América Latina, conta com aproximadamente 15 mil atletas participantes. Nomes como Diego Hypólito, Jadel Gregório, Hugo Hoyama, Hortência, “Magic” Paula e Fabiana Murer foram revelados nos Jogos. A competição é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) em parceria com a cidade sede, que esse ano são cinco: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

Para se classificar para os Jogos Abertos, as cidades do estado participaram dos Jogos Regionais em oito regiões distintas, que classificaram campeão e vice de cada modalidade. Itupeva se classificou em vôlei feminino sub-21, futsal masculino sub-21, karatê e atletismo ACD.

O torneio será disputado de 15 a 25 de novembro. A abertura está marcada para o dia 17, às 19h, no Ginásio Paulo Cheidde (Baetão), em São Bernardo. O encerramento do evento acontece dia 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.