No domingo (3), foi realizada em Itupeva a 16ª Copa Subaru de Karate, competição já tradicional na cidade, organizada pela Associação Subaru de Karate, com apoio da Federação Paulista de Karate. Nessa edição, competiram cerca de 400 atletas, de 27 associações de 20 municípios.

Na abertura, o prefeito de Itupeva Marcão Marchi agradeceu a participação de todos. “Quando o sensei Paulinho (responsável pela Associação Subaru) me pediu para apoiar o evento, não pensei duas vezes. Mesmo com todos os problemas que estamos atravessando, não poderíamos deixar de fora do calendário uma grande competição como essa. Fizemos o possível porque o esporte ajuda na educação e une as famílias”.

A Associação Subaru, representada por 90 caratecas, foi a maior pontuadora do torneio, com 424 pontos, mas, por ser organizadora da Copa, não entra na tabela geral de classificação que, oficialmente, terminou com o Projeto Futuro, de Várzea Paulista, em primeiro e chegando ao tetracampeonato, com 238 pontos; em segundo a A2K Karate-Do, de Hortolândia, com 158 pontos; e Clube São João, de Jundiaí, em terceiro com 156 pontos. O troféu de atleta mais jovem foi para Hortolândia, com carateca de 5 anos; o de mais idoso foi para Jundiaí, e Cubatão ficou com o prêmio de Associação de cidade mais distante.

“Não é fácil fazer um evento com tantas associações competentes reunidas, tudo com aval da Federação Paulista de Karatê. Por isso estou muito feliz e sou muito grato em ver que todos aqui acreditam no nosso trabalho”, comentou o sensei Paulo Romeu, o Paulinho do Karatê, que destacou ainda a organização, educação e respeito dos competidores, que preservaram o ginásio e fizeram uma ótima competição. “Faz parte da filosofia do Karatê essa disciplina”, completou.

Pedro Oshiro, coordenador da Federação Paulista, elogiou a organização da Copa: “O trabalho do sensei Paulinho é feito com muita humildade e competência, por isso que a modalidade cresce a cada ano em Itupeva”.

Outro grande destaque da competição foram os atletas do projeto Karatê na Escola, ação social realizada pela Associação Subaru com o sensei Joacir de Almeida dando aulas gratuitas para crianças de até 14 anos, desde que estejam matriculadas e frequentando a escola. O Projeto participou com 19 alunos, sendo que 18 deles conquistaram medalha em alguma modalidade. A Associação Kenko de Itupeva também marcou presença, com 11 caratecas.

Além da presença do prefeito na abertura, o evento contou também com a presença de outras autoridades, como o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, a vereadora Tatiana Salles, o diretor-adjunto de graduação da Federação Paulista de Karatê, Carlos Tsutya; o Sensei Carlos Gelli, precursor do karatê na região, na década de 70; sensei José Carlos Nogueira, professor do Sensei Paulinho;  Roberto Alves, delegado da 7ª DRK – Delegacia Regional de Karate; e Gilson Gomes, delegado da 6ª DRK.

Associação Subaru de Karate

É a mais tradicional academia de karatê do município, tendo sido fundada em 2 de setembro de 1982 e já formado vários faixas pretas e atletas que se destacaram em competições nacionais e internacionais.

Realiza há alguns anos o projeto Karatê na Escola, ação social que oferece aulas gratuitas para crianças de até 14 anos, desde que estejam matriculadas e frequentando a escola. As aulas são realizadas na EMEF Thereza Angelina Lourençon, na Vila São João, duas vezes por semana, com o sensei Joacir de Almeida.

A Associação Subaru de Karatê fica na Rua Napoleão de Benedictis, 108, Jardim São Vicente. O telefone para contato é o 99717-1957.