A Melhor Idade de Itupeva está pronta para mais uma vez fazer história no JORI – Jogos Regionais do Idoso, que chega à sua 21ª edição, com início no próximo dia 31 de agosto, quinta-feira, com a participação de aproximadamente 50 cidades da sede regional da 8ª região, a de Sorocaba, a qual Itupeva faz parte.

“Esse investimento no esporte, abrangendo todas as idades, desde os mais jovens até os atletas da terceira idade, faz parte do trabalho de reconstrução da cidade que estamos fazendo desde o início do ano. Investir no esporte é investir em saúde e qualidade de vida”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

Para esse ano, a Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, com o Fundo Social da Solidariedade e o com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), envia à Itapetininga, cidade sede dos jogos da 8ª Região, uma delegação com cerca de 40 pessoas, entre atletas, técnicos e administrativo.

A presidente do Fundo Social, a primeira-dama Dani Marchi, também destacou a importância da participação nos Jogos: “Essa é uma competição que vai muito além da disputa por medalhas, mas que promove a saúde, a confraternização e a dignidade da Melhor Idade, por isso estamos prestando todo apoio e suporte necessários aos nossos atletas”.

Nessa edição, os atletas itupevenses vão brigar por medalhas em 20 categorias: no Atletismo B e C (feminino) e Atletismo D masculino; Bocha (misto); Buraco (feminino e masculino); Coreografia (misto); Damas (masculino); Dança de Salão A (misto); Dominó (feminino e masculino); Malha (misto); Natação B (masculino) e Natação G (feminino); Tênis A (feminino e masculino) e Tênis B (masculino); Tênis de Mesa A (feminino) e Tênis de Mesa B (masculino); e Truco (misto).

“É importante que possamos garantir a esses atletas todo o suporte necessário para a competição, para que, assim como foi nos Jogos Regionais em Sorocaba, eles possam também fazer história. Agradeço mais uma vez ao prefeito Marcão Marchi por todo esse investimento, incentivo e carinho com o esporte”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.

A delegação itupevense embarca para Itapetininga na quinta-feira (31), dia em que já se iniciam as competições, que vão até o dia 3 de setembro.

Sobre o JORI

O JORI – Jogos Regionais do Idoso – é uma competição realizada numa parceria entre Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade, idealizada por dona Lila Covas em 1995, com o objetivo de proporcionar à terceira idade a socialização, integração e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação.

Surgido em 1994, ainda com o nome de Caras e Coroas, a partir de 1995 já começou a utilizar o nome Jogos Regionais do Idoso.

Itupeva é uma cidade que conta com uma terceira idade bastante atuante, sempre envolvida em atividades esportivas e ações que buscam maior equilíbrio e atividade para os idosos, e com um grande histórico de 13 anos de participação no JORI, com uma evolução que saltou de 4 atletas e 2 professores na primeira participação para uma delegação de 40 pessoas esse ano.

Conheça o histórico da participação de Itupeva no JORI

  • Em 2006 os Jogos foram realizados na cidade de Rio Claro, com a participação de 58 cidades. Itupeva participou nas modalidades: bocha, buraco e dança de salão, que ficou na 16º colocação;
  • Em 2007, em Itatiba, a cidade ganhou a sua 1ª medalha de ouro na natação feminina;
  • Em 2008 o JORI foi realizado em Jundiaí e a cidade de Itupeva ficou na 20º colocação geral, tendo conquistado um 2º lugar na bocha e 3º no tênis de mesa masculino;
  • Em 2009, Bragança Paulista sediou o evento com participação de 60 cidades. Itupeva ficou em 25º na classificação final. Por modalidades: 14º atletismo feminino, 9º dama feminino, 4º natação categoria D, 3º tênis de mesa feminino, 9º tênis de mesa masculino, 11º xadrez feminino, 12º xadrez masculino.
  • Em 2010, ótima participação de Itupeva em Pirassununga, com a conquista de dois ouros, no tênis de mesa feminino e na natação feminina; uma prata no truco, além de 4º lugar no tênis de mesa masculino e 8º lugar no buraco;
  • Em 2011 Itupeva terminou em 13º entre as 55 cidades que participaram em Itapetininga, conquistando medalhas de ouro no tênis de mesa feminino; prata na natação feminina e no truco; e bronze no tênis de mesa masculino;
  • Em 2012, novamente em Itatiba, entre 48 cidades, Itupeva conquistou apenas a 41º colocação, com classificação nas seguintes modalidades: 15º atletismo feminino categoria B, 9º atletismo masculino categoria C, 8º bocha, 6º tênis de mesa masculino categoria A;
  • Em 2013, em São João da Boa Vista, Itupeva voltou a ganhar medalhas e ficou em 20º dentre as 55 cidades participantes. Fora duas medalhas de ouro, no tênis masculino categoria A e na natação feminina categoria F; além de 6º no atletismo feminino categoria A, 7º no Atletismo masculino categoria C, 8º Bocha e Dança de Salão, 14º natação masculino categoria B;
  • Em 2014, Itupeva ficou em 23º entre as 60 cidades participantes em Mogi Guaçu e ganhou mais um ouro na natação feminina categoria F, além de prata no tênis de mesa masculino; 4º malha; 8º dominó feminino;
  • Em 2015, novamente em Mogi Guaçu, com a participação de 56 cidades, Itupeva ficou em 15º lugar. Por modalidades teve a seguinte classificação: 13º natação feminina, sendo 1º na categoria F; 2º tênis de mesa masculino categorias A e B; 3º malha; 7º dominó feminino; 8º coreografia; 9º buraco masculino; 9º truco; 11º Atletismo feminino; 12º atletismo masculino; 21º buraco feminino; 12º natação masculino categoria C; 14º bocha; 16º dominó masculino; 22º damas feminino;
  • Em 2016, Itupeva terminou em 16º dentre as 45 cidades participantes em Avaré, com mais um ouro na natação feminina categoria F e a seguinte classificação por modalidade: 4º buraco masculino; 4º tênis feminino; 5º Atletismo feminino; 5º damas masculino; 6º bocha; 10º coreografia; 11º xadrez masculino; 11º natação feminino, sendo 1º na categoria F; 12º natação masculino, sendo 5º e 9º na categoria B; 13º dança de salão; 14º dominó feminino; 15º Atletismo masculino; 17º buraco feminino; 17º dominó masculino; 20º malha, e 20º truco.