Depois de mudanças de datas, indefinições e a desistência de várias cidades da região, a 61ª Edição dos Jogos Regionais, realizada de 11 a 21 de julho, em Sorocaba, está finalmente às vésperas do seu início e Itupeva, que optou por investir no esporte e valorizar os atletas do município, está pronta para fazer história na competição. A Cerimônia de Abertura dos Jogos está marcada para a sexta-feira, 14, às 19h.

“Estamos organizados para que os atletas tenham toda a assistência necessária para disputarem os Jogos, toda a secretaria de Esportes está trabalhando para garantir isso. E também tenho de agradecer especialmente ao prefeito, por seu incentivo ao esporte na nossa cidade, pelo apoio da Jundiá, que nos forneceu os uniformes de passeio e agasalho da delegação e, claro, aos atletas que, tenho certeza, mais uma vez vão representar com muito orgulho o nome da nossa cidade”, apontou o secretário Robinson Toledo.

Para essa edição dos jogos, Itupeva conta com uma Delegação de aproximadamente 170 integrantes, sendo que são quase 150 atletas inscritos, que vão disputar medalhas nas categorias de Atletismo, Atletismo ACD, Basquete, Capoeira, Ciclismo, Futsal, Vôlei e Vôlei de Praia, no masculino e feminino, além de Bocha, Malha, Skate e Natação ACD, no masculino.

A Prefeitura também fez uma parceria com a Sorvetes Jundiá, que fez um investimento para valorizar o esporte itupevense e forneceu os uniformes de passeio e os agasalhos para toda a Delegação.

Os Jogos Regionais são organizados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) do governo do Estado de São Paulo. Essa é a 61ª edição dos Jogos que, além de ser um dos mais importantes eventos esportivos do estado, responsável por revelar atletas conhecidos nacional e internacionalmente (como Maurren Maggi, Hugo Hoyama, Diego Hypólito, Arthur Nory, Hortência e outros) ainda garante a classificação para os Jogos Abertos. Para a disputa, a delegação itupevense vai contar com centenas de atletas, em 13 modalidades: Atletismo (incluindo ACD) (M/F), Basquete (M/F), Bocha (M), Capoeira (M/F), Ciclismo (M/F), Futebol (M), Futsal (M/F), Karatê (M/F), Malha (M), Natação (ACD), Skate (M/F), Vôlei (M/F) e Vôlei de Praia (M/F). Inicialmente, os Jogos ocorreriam entre 5 e 15 de julho, mas a organização alterou para entre os dias 11 e 21.

Para esse ano, a SELJ promoveu algumas novidades para os Jogos: será a primeira edição com a realização de Skate Street e Badminton como modalidades oficiais (são 26 no total) e também nesta edição o vínculo entre atleta e município já voltou a ser obrigatório. Outro destaque é o retorno das categorias sub-21 e livre nos Regionais, encerrando o modelo de classificação por primeira e segunda divisões.

Saiba mais sobre as modalidades que Itupeva disputa

Atletismo e Ciclismo: Ambas as modalidades estão sob responsabilidade do professor Glauco Silveira, que vem acompanhando e aprimorando o treinamento dos atletas desde o início do ano, no Parque da Cidade. No atletismo feminino, duas atletas vão brigar por medalhas em cinco provas diferentes: 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1.500 metros e 5 mil metros. No masculino, são 13 atletas lutando pelo ouro nas provas de 100, 200, 400, 800, 1.500, 5 mil e 10 mil metros; Revezamento 4×100 e 4×400; 110 e 400 metros com obstáculos; Lançamento de Dardo, Lançamento de Disco e Salto com Vara. Já no Ciclismo, são duas atletas pelo feminino e quatro pelo masculino. As provas serão disputadas entre os dias 14 e 16.

Atletismo e Natação (ACD): Desde a implantação do PEPT – Projeto Esporte Para Todos de Itupeva, pela professora Jane Bergantin, em 2014, que Itupeva se tornou uma força muito respeitada nas modalidades para Atletas Com Deficiência (ACD) e, nesse ano, não será diferente. Com auxílio da também professora Alessandra Gilioli, Jane está à frente de uma delegação na qual quatro mulheres vão disputar medalhas em 100, 200 e 400 metros; Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Salto em Distância. Já o masculino terá oito competidores nas provas de 100 e 200 metros; Arremesso de Peso, Lançamento de Dardo, Lançamento de Disco e Salto à Distância. Na Natação, apenas no masculino, serão disputadas medalhas nos 50 e nos 100 metros livre, por dois atletas. O Atletismo é disputado do dia 14 ao 16 e a Natação entre 17 e 19.

Basquete: Com jogadoras que atuam há anos, ou até mesmo décadas, por Itupeva, a equipe do professor Maurício Gobi vai usar o entrosamento para tentar superar os adversários. Já o masculino conta com um time sub-21 (por exigência da competição) e o professor Victor Hugo Crisol vai aproveitar a boa fase que o time adulto atravessa, tendo se classificado em primeiro na Liga Metropolitana de Basquete, para buscar a medalha de ouro. Cada equipe conta com 12 atletas e a disputa é realizada entre os dias 14 e 20.

Bocha: Embalados pela conquista do segundo lugar no 16º Campeonato Regional de Bocha da Liga Ituana, na Taça Ouro, nove bocheiros itupevenses vão aos Jogos com boas chances de medalhas. Disputas entre os dias 14 e 19.

Capoeira: Tendo conquistado resultados muito bons na última edição em que disputaram, os capoeiristas itupevenses chegam à competição com boa expectativa e com chances de medalhas em todas as categorias. Nove capoeiristas integram a delegação, além do técnico Dênis Andrade Lopes. Competição no dia 13.

Futsal: O futsal de Itupeva chega para os jogos respaldado por uma ótima campanha no ano. No feminino, a equipe chegou até a semifinal da Copa TV Tem, jogando de igual para igual com Itu, que acabou campeão, mas passou por Itupeva apenas nos pênaltis. Já o time masculino, composto apenas por atletas do sub-21, chega com a conquista do vice-campeonato na Copa TV Tem e o troféu do Torneio da Amizade na bagagem e tem tudo para também fazer uma participação histórica. Rafael Betelli e Cláudio Siani são os técnicos das equipes, que contam com 14 jogadores cada. Os times jogam do dia 11 ao 17.

Futebol: Os professores Gerson de Oliveira e Valdir Chamba comandam os 22 convocados da equipe sub-20 de futebol, que joga entre os dias 14 e 20.

Malha: Outra modalidade em que Itupeva tem bons resultados, vai contar com seis jogadores representando o município. Jogos de 11 a 17.

Skate Street: Estreando nos Jogos Regionais, a modalidade já vai contar com dois representantes (máximo permitido na categoria). Competição no dia 20.

Vôlei: Os professores Adriana Arista e José Geraldo Ramos (Chinha) chegam com os times aquecidos pelas disputas dos torneios do ano. Com 12 jogadores em cada equipe, os times também têm tudo para fazer uma ótima competição. Jogos do dia 11 ao 17.

Vôlei de Praia: Também sob responsabilidade de Chinha e Adriana, as duplas feminina e masculina vão buscar o ouro também nessa modalidade. Competição do dia 17 ao 20.

Crise deixa cidades fora da competição

Dentre as cidades da região que desistiram da participação nos Jogos Regionais, Jundiaí, sem dúvida, foi a que mais chamou a atenção, considerando que o município é uma das grandes campeãs da região, tendo vencido 14 das 16 últimas vezes em que concorreu, sendo a última vitória em 2015, quando sediou o evento. Além de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu, Várzea Paulista e Louveira confirmaram que não estarão presentes nessa 61ª edição, o que valoriza ainda mais todo o trabalho que a Prefeitura de Itupeva está fazendo para garantir a participação dos atletas itupevenses.