Com a chegada de períodos com temperaturas mais frias e o fechamento da piscina, a secretaria de Esportes e Lazer fez uma pausa nas aulas de hidroginástica e, com isso, ampliou as turmas de Pilates, que, assim como a atividade desenvolvida na água, também é bastante recomendada para todas as idades, principalmente pelos benefícios que provoca à saúde, mas sem os riscos de esportes de mais intensidade.

Criado pelo alemão Joseph Pilates há mais de 90 anos, o Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na execução, uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental, enquanto trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos. Dentre os principais benefícios aos praticantes, estão o aperfeiçoamento da musculatur, auxílio no emagrecimento e na correção da postura, aumento da flexibilidade, melhora na concentração e coordenação motora, auxílio para amenizar dores, entre outras.

As aulas são realizadas na Chácara do Abobrinha, com turmas de terça a sexta-feira, com o professor Diego Parra e quem procurou a atividade só tem elogios a fazer.

É o caso de Regina Takahashi, de 68 anos, que procurou a atividade por recomendação médica, iniciando as aulas no Centro de Convivência do Idoso juntamente com o marido: “Eu adoro. Mudou muito minha vida, melhora de saúde em geral, atrite reumatoide, no trato urinário. Quando voltei ao médico ele disse ‘que beleza, melhorou bastante’”.

Já Sueli Lima é uma veterana das aulas, tendo iniciado há mais de três anos a prática: “Procurei fazer alguma atividade física por recomendação médica e optei pelo Pilates. Foi a melhor coisa do mundo! Eu tinha muitas dores e depois disso elas deram adeus. Comecei a fazer apenas duas vezes por semana e em três meses já pude perceber a melhora. Vale muito a pena. Isso sem contar as amizades, a troca de experiências que temos com a turma. É um conjunto de benefícios”.

E mesmo quem começou a praticar há pouco tempo, como Flávia Aquino, que iniciou há seis meses, já consegue notar a diferença na saúde: “Eu estava com dores e o médico me recomendou o Pilates. Em pouco tempo eu já notei muita diferença. Antes, eu mal conseguia levantar o braço. A minha mãe, que também veio por recomendação médica, tinha dificuldade de locomoção, até para entrar no carro e hoje ela está bem melhor”.

Regina, Sueli e Flávia

Para se inscrever para as aulas de Pilates, basta procurar a secretaria de Esportes e Lazer no ginásio Municipal para retirar a ficha, que também pode ser baixada no site oficial da Prefeitura de Itupeva (www.itupeva.sp.gov.br) no menu de serviços online. Mais informações pelo telefone 4591-1214.