Com exceção do 30º Campeonato Principal de Futsal da Primeira Divisão, que começa apenas no dia 3 de junho, o último final de semana foi marcado pelo início de três campeonatos municipais da Prefeitura de Itupeva: o Veterano, o Industrial e a Segunda Divisão do Futsal; e, além de serem as modalidades mais tradicionais do município, esse ano, por meio dos torneios, a secretaria de Esportes e Lazer promoveu uma novidade que traz à tona o que de melhor o esporte pode provocar no ser humano: a solidariedade.

“Esse ano nós estipulamos como ‘taxa de inscrição’ para os campeonatos a doação de caixa de leite (com 12 unidades) para cada equipe no salão e no Veterano, e de um pacote de fraldas para os Industrial. Essa é uma forma de beneficiar pessoas que precisam de um auxílio e também de incentivar as pessoas para esse tipo de ação social”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.

Com adesão total dos times que competem em algum dos torneios municipais, as boas ações já começaram a causar efeito. Parte do leite já recebido se juntou às doações realizadas na partida entre o time de Itupeva e Itu pela Copa TV Tem, que teve lotação total no ginásio Dorival Raymundo e gerou uma boa arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram destinados ao Fundo Social da Solidariedade de Itupeva para serem destinados às pessoas necessitadas.

Já as fraldas foram encaminhadas para o PEPT – Projeto Esporte Para Todos de Itupeva que atende pessoas com deficiência. A doação foi repassada na semana passada e a professora Jane Bergantin, idealizadora do projeto e à frente dele na Prefeitura, já fez o repasse para algumas pessoas.

Com atitudes assim da Prefeitura de Itupeva, em parceria com os esportistas e população em geral, visando o bem-estar dos mais necessitados, o município só tem a crescer e caminhar em direção a se tornar uma cidade cada vez mais humana e solidária.