×

Professor e atletas relembram conquista da Copa Campinas, último título do futsal feminino, há um ano

Professor e atletas relembram conquista da Copa Campinas, último título do futsal feminino, há um ano

No último dia 15 deste mês, o futsal feminino de Itupeva comemorou um ano de uma grande conquista, a Copa Campinas, campeonato bastante disputado e que havia se tornado o “unicórnio” das itupevenses, depois de ficarem no “quase” nos dois anos anteriores.

Um dos grandes responsáveis pelos bons resultados no futsal feminino de Itupeva é Rafael Betelli, que é coordenador da modalidade, além de professor e técnico da equipe feminina.

Nascido e criado em Itupeva, Rafael tem uma história de décadas junto ao futsal itupevense. “Fui atleta da secretaria de Esportes do sub-9 ao sub-15 tendo aula com os Prof. Deri e o falecido Betelli“, relembra.

Rafael orientando equipe em partida de 2014





O retorno à secretaria, dessa vez como estagiário ao lado dos professores Cláudio Siani e Oscar “Tilão” Zacharias,  aconteceu anos depois, enquanto cursava a faculdade de Educação Física na ESEF em Jundiaí. Foram dois anos como estagiário até a primeira nomeação, como assessor especial de esportes.

Foi a partir daí que se focou no futsal feminino, ao mesmo tempo em que auxiliava a categoria no masculino. Nos últimos quatro anos, graças à experiência adquirida desde que era só uma criança aprendendo a chutar uma bola, se tornou coordenador dos professores da Secretaria.

Conquistas

Além de participar de projetos como Uni Circo e Cidadão do Amanhã, Rafael tem 15 anos de grandes conquistas no futsal feminino itupevense, estando à frente da equipe quando o município conquistou a primeira medalha de ouro na modalidade nos Jogos Regionais, feito que o time masculino ainda não alcançou (em 2017 terminou como vice invicto, após perder a final nos pênaltis).






No futsal feminino participei de Jogos Regionais, Jogos Abertos, Liga Jundiaiense, Liga Campineira, Copa TV Tem, Campeonato municipais em Itupeva, Louveira, Itatiba“, explica, tentando puxar pela memória quantas vezes terminou com a equipe no lugar mais alto do pódio.

Jogos regionais: ouro e bronze; Copa TV Tem: duas pratas e dois bronzes; Circuito das Frutas: dois ouros; Torneio da Uva: Ouro; Copa da Amizade de Louveira: três vezes ouro e um bronze; Copa Metropolitana de Campinas: bronze; Copa Campinas: ouro e prata; Campeonato Municipal de Itatiba: ouro e bronze; Campeonato Municipal de Itupeva: três ouros; Quadrangular Feminino de Itupeva: ouro; Festival Municipal de Itupeva: ouro. E no futsal masculino, auxiliar pela associação Beiju, campeão Sul-brasileiro e bronze no Metropolitano da Federação Paulista de Futsal“, elenca.

Reconhecimento

Nesses anos todos no esporte itupevense, Rafael participou ativamente na formação e desenvolvimento de uma geração inteira de atletas, que veem no professor, mais do que um técnico.




Minha parceria com o Rafael já é de bastante tempo. Fui convidada por ele a integrar a equipe de futsal de Itupeva em 2009 e de lá nossa amizade cresceu e acredito termos aprendido sobre futsal e sobre a vida um com o outro.
Ele é uma pessoa de valores muito pontuais e está disposto a ajudar sempre. Observo isso ao longo do tempo nas atitudes com as atletas e com sua família“, conta a atleta Marilu Alves. “Um professor dedicado, mas bravo, também! Rs. Nos cobra porque tem um espírito competitivo muito pontual. E assim é com a modalidade. Não são muitos os interessados por futsal feminino no contexto da região. E o Rafael está sempre engajado em realizar melhorias para a modalidade. Meu desejo é que ele sempre batalhe pela modalidade e formação de cidadãs/atletas. O município só tem a ganhar!“, completa animada.






Já Bruna Caroline Antoniette vê no professor uma inspiração e também um agora colega de profissão: “Um ótimo professor, pois treino com ele desde 15 ano. Me ajudou como atleta e me inspirou a ser um profissional de educação física também pois, agora, com 25 anos, me formei em educação física. Foi crescendo ao lado dele que vi a importância do esporte. Sempre foi um professor rígido mas sempre nos ajudando quando precisamos“.

Ao relembrar o último título conquistado pela equipe de Itupeva, Bruna aponta que “foi uma das nossas melhores vitórias juntos, pois ele sempre nos apoiou e nos incentivou a vencer. Difícil ficar esse ano sem treinar, sem jogar, mas sei que não foi o fim e ele e nosso time vamos poder ganhar mais títulos pela frente“.